terça-feira, 11 de outubro de 2011

Confeitaria Colombo - Rio de Janeiro

Amigos!

Quem for para o Rio de Janeiro não pode deixar de visitar a Lendária Confeitaria e Cafeteria COLOMBO!

É um lugar imperdivel, lindo, cheio de delícias, com um cafézinho excelente e está entre os 10 Cafés mais bonitos do mundo, eleito pelo Guia de Viagens UCityGuides, ficando em SÉTIMO lugar, para o nosso orgulho!

MAIS DE 100 ANOS
De sua inauguração em 1894 até os dias de hoje, a Confeitaria Colombo conserva intacta a sua própria essência: a de cultivar, dia após dia, a qualidade de seus produtos e serviços, preservando também sua própria história. Foi assim que tornou-se, inclusive, patrimônio cultural e artístico de nosso país.


UMA VERDADEIRA AULA DE HISTÓRIA
Em seus espaços grandiosos reluzem espelhos belgas e imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e as bancadas de mármore italiano. São mais de cem anos de história. Desde de 1983 a Colombo, símbolo máximo da belle époque da cidade, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro.
Mas não são apenas os grandes salões, palco de recepções a visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, a rainha Elizabeth da Inglaterra, em 1968, ou mesmo políticos, escritores e artistas, que marcaram a história.
Baixelas de prata portuguesa, louças da Cia Vista Alegre, mais de 500 cardápios antigos, fotos e embalagens de produtos comercializados pela Confeitaria no século passado fazem parte do belíssimo acervo, exposto no Espaço Memória, criado em 2002.

CURIOSIDADES
O preferido da rainha
Na visita da rainha da Inglaterra, Elizabeth II ao Rio de Janeiro, em 1968, foi servido o sorvete de bacuri que tanto a encantou, iguaria presenteada depois à soberana, pela direção da Confeitaria Colombo, em muitas caixas, enviadas a bordo do seu navio, antes e sua partida.

Tiradentes na Colombo
Segundo Milton Teixeira, professor de História da Cidade do Rio e Janeiro, a casa em que Tiradentes se escondeu na rua dos Latoeiros, após ser delatado por Silvério Reis, foi demolida e em seu lugar foi construída a que se instalou a Confeitaria Colombo.

O almoço de Juscelino
Juscelino Kubitsheck também almoçou na Colombo muitas vezes, antes de ser presidente, mas como tal, raramente o fez. Seu prato preferido era linguado à inglesa.

Getúlio Vargas, o Gegê
Getúlio foi outo freguês assíduo da Colombo. Os empregados conheciam tão bem o seu gosto que era comum dizerem em tom familiar: “não ponha isto na lista que faz mal ao Gegê”.


CONTATO
 Confeitaria Colombo
Rua Gonçaves Dias, 32
Centro - Rio de Janeiro
Tel. (21) 2505.1500
www.confeitariacolombo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário