Dicas e Curiosidades

quinta-feira, 19 de abril de 2018

DICA: As principais regiões produtoras de Café no Brasil


As dimensões continentais de nosso país permitem as mais diversas variações de climas e ambientes naturais. Conseguimos encontrar em um único território climas equatorial, sub-árido, tropical e sub-tropical. Isso se dá, pois o Brasil conta com 8.547.403 km2 e é traçado tanto pelalinha do Equador quanto pelo Trópico de Capricórnio. Portanto, é um território que conta com características climáticas bem diferentes!

Dediquei meus últimos posts falando superficialmente sobre as principais regiões brasileiras produtoras de café e o resultado foi incrível. Citei 11 regiões que se dividem em produção de arábica e robusta em diferentes estados. Como trabalho com isso, tive o privilégio de degustar muitos dos cafés aqui citados e sugiro que todos o façam. A diferença entre um e outro pode ser gritante! Confira o mapa abaixo e desbrave o que cada região tem de melhor a oferecer para a cafeicultura.

mapabrasilMexido1   As principais regiões produtoras de café do Brasil


O conceito de classificar o café por região já foi muito utilizado, mas experimentos recentes mostram que não apenas o terroir irá definir as características do café. Elementos inesperados podem afetar a produção. Uma região seca, por exemplo, pode receber muita chuva em um período atípico e isso afetará, com certeza, a lavoura.

Como não podemos prever estes elementos surpresas, fico mais à vontade de classificar os cafés com o termo safra, assim como os especialistas em vinho fazem. Cada colheita é única, pois recebeu muita chuva, ou muito sol e vento. Enfim, esta é a base do raciocínio.

Se você está aprendendo sobre café agora, este breve guia poderá lhe ajudar a ter uma ideia macro do assunto e prepará-lo para entender a complexidade do cenário micro. Boa viagem!

By Patricia Nasser

www.mexidodeideias.com.br


quarta-feira, 31 de janeiro de 2014

DICA: Açúcar com Cafeína

Cozinheiros de Plantão!

Biscoitos, brownies e bolos são muito divertidos e delicioso, principalmente quando é de nossa criação!

A única coisa é que, às vezes, depois de todo esse trabalho de cozinheiro profissional ou amador vc fica muito cansado... Bom, mais um problema resolvido, está a venda um novo tipo de açúcar adivinhe com oque?? CAFEINA!!! 

É super fácil de fazer o Jacked Sugar Baking Up cafeinado. Basta usá-lo no lugar de até 1 xícara de açúcar normal que sua receita pede. É isso aí. 

Tudo o que você está cozinhando agora é carregado com cafeína. Biscoitos comuns são agora. . . biscoitos com cafeína de poder! Brownies chatos são agora. . . brownies com cafeína de energia! Bolo mundano é agora. . . jantar (mas você come um pedaço de bolo com cafeína depois, por isso ainda é bom). 

Não entrega no Brasil mas fica a dica! Tem Aqui!

Caffeinated Blondies.Caffeinated Brownies.Caffeinated Cookies.

__________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DICA: Café Neutralizador?!?!

Olá Queridos Amigos!

No último bazar em que o Café Helena participou (ATC - Alphaville), uma expositora me pediu um pouco de café em grão, achei estranho e perguntei por que, ela me explicou que oferece ao seus clientes um potinho com café para “neutralizar” o olfato, assim os clientes sentem varias fragrâncias sem confundir tudo. 

Nunca tinha escutado isso sobre o café, achei super interessante "descobrir" mais essa propriedade! Decidi fazer esse post sobre isso e quando fui pesquisar sobre o assunto, adivinhem?!?!!? MITOOOO!

O café realmente neutraliza cheiros de um ambiente porém nesse caso com perfumes, sabonetes, e afins, os profissionais indicam sentirem o cheiro de suas roupas ou até mesmo ficar em um ambiente arejado por alguns minutos. 

Além disto, ao cheirar o café que pode estar muito antigo vc corre o risco de pegar alguma bactéria, o café é um alimento como qualquer outro e possui validade.

Então pessoal fiquem espertos nessa onda de bazares de natal e não saiam cheirando tudo por ai!

__________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CURIOSIDADE: Alimentos com Cafeína

moleculaTRATADA   Alimentos com cafeína


Ela ganhou fama por estar presente no café, mas o que poucos sabem é que ela pode ser encontrada em aproximadamente 63 tipos diferentes de plantas, em alguns remédios, chás e refrigerantes. A cafeína é extremamente solúvel em água e, se tomada em grande quantidade, pode agir no sistema nervoso central deixando-o em estado de alerta de curta duração.
Esta substância, que já até ganhou má fama, é mais comum do que se imagina. De acordo com a nutricionista Carolina Campos (Essência do Valle Pousada e Spa), entre os alimentos com cafeína estão o chocolate, chimarrão, chá preto, chá verde, guaraná, bebidas energéticas, refrigerantes a base de cola e até em alguns tipos de remédios. “As principais plantas que contém a cafeína são: chá mate (folhas e talos), cola, café (sementes), cacau (frutos)”, explica.
Não poderíamos falar de cafeína sem citar o café. A nutricionista Vanessa Alves Lobato explica que sua extração é diretamente proporcional ao tempo de contato da água quente com o pó. “Quanto mais tempo em contato com a água, mais cafeína será extraída”, conta.
A tabela a seguir mostra quanta cafeína podemos encontrar nos mais variados alimentos. Confira e se surpreenda!
Quantidade de Cafeína nos alimentos
Alimento (porção em g ou ml)
Quantidade de cafeína (mg)
Refrigerante a base de laranja (355ml)
0
Café Instantaneo e descafeinado (240ml)
3
Achocolatado pronto (220ml)
5
Café Filtrado e descafeinado (240ml)
6
Bebida a base de cacau (300ml)
9
Chá branco (240ml)
15
Chocolate ao leite (28g)
20
Chá verde (240ml)
25
Chocolate em pó (28g)
26
Refrigerante a base de cola (355ml)
36
Chá mate (240ml)
47
Café Instantaneo (240ml)
57
Bebida energética – Red bull (250ml)
76
Café Espresso (30ml)
77
Café Filtrado (240ml)
108

__________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DICAS: Como fazer Café - Coado

Queridos Amigos,

Adorei uma matéria feita pela Kelly Stein do Mexido de Idéias, eles postaram um monte de videos com a Barista Cecilia Sanada ensinando passo a passo de diferentes métodos de preparo de café para esclarecer dúvidas e dar dicas imperdíveis. Grau de moagem para a prensa francesa, segredinhos do café coado e até mesmo como fazer café turco fazem parte da lição do dia.

Para não ficar muito pesado vou tentar postar aqui no blog um por semana na seção de DICAS.

Espero que gostem e usem pois eu ADOREI!

Segue o primeiro vídeo sobre o café coado.





Tradição e preferência nacional, ponto final. E isso não sou eu quem afirma. De acordo com a pesquisa sobre Tendências de Consumo de Café encomendada pela Abic, feita em 2008, 93% dos apreciadores de café no Brasil costumam tomá-lo coado, em filtro de pano ou de papel.

Por isso, decidimos fazer um programa somente com o “pretinho básico” feito por três coadores diferentes: o coador de pano, o ícone da vovó; o coador de papel, que é da nossa geração; e o coador de titânio, a novidade. Com a ajuda da atual campeã paulista do Campeonato Brasileiro de Baristas 2011, Cecília Sanada, do Octávio Café, listamos dicas de como extrair o melhor do café por estes três tipos de coadores.

By Mexido de Ideias
www.mexidodeideias.com.br


__________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CURIOSIDADE: TOP 10

Top 10 profissões que consomem mais café

Em levantamento realizado pela Dunkin Donuts (loja de cafés) e CareerBuilder (maior site de empregos online dos EUA), foi constatado o grande aprecio do café por vários profissionais.

 Sobre tudo os profissionais que depende de sua boa performance e concentração em sua área de trabalho. 

Na pesquisa 63% dos entrevistados disseram tomar ao menos 2 xícaras de café por dia, 28% bebem pelo menos 3 copos. 

E você, quantas xícaras toma por dia? 

Foi descoberto também que a conveniência de ter o café sempre a mão, auxilia no grande consumo, como é o caso de nosso primeiro lugar. Vamos ao Top 10.

1°Cozinheiros e toda função de preparação de comida
2°Cientistas/Biólogos
3°Vendas diretas/telemarketing
4°Marketing/Relações publicas
5°Enfermeiros/médicos/assistentes
6°Editores/Escritores/Redatores
7°Executivos de negócios
8°Professores
9°Engenheiros técnicos/suporte
10°Gerentes de TI/Gerenciadores de redes.
Eu como amante de café, concordo em numero, genero e grau com a posição 6° do TOP 10.


By Adriano Lucas
http://top10mais.org


__________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 27 de agosto de 2013

DICA: Nós confiamos na Cafeína!

Confiamos tanto que decidimos mapear o consumo de café durante um mês inteiro. Como? Com a ajuda de um gráfico detalhado e alguns cálculos, você pode mapear suas preferências, hábitos e métodos de preparos favoritos. 
Não precisa nem perguntar se o pessoal da Column Five, agência que idealizou o projeto, gosta de café. A empresa, que é especializada em transformar informações em infográficos, encontrou uma forma diferente de declarar seu amor pela bebida.
caffeineHOME   Nós confiamos na cafeína!
Adorei o título do pôster, em inglês In Caffeine We Trust (nós confiamos na cafeína), pois faz uma paródia da frase In God We Trust (encontrada em todas as notas de dólar). Os detalhes de pequenos gráficos enriquecem ainda mais sua pesquisa de autoconhecimento. Origem dos grãos, suas preferências (intenso, doce, cremoso, etc) e até o que mais lhe atrai no café: aroma? sabor? temperatura?
Gostei da ideia, pois esta é uma forma descontraída de fazer com que o consumidor descubra suas preferências na hora de tomar o café. O melhor de tudo é que depois de preenchido, ele fica lindo! Dá até para decorar seu escritório ou mesa do trabalho.
Esta seria uma ótima ideia para entreter clientes de uma cafeteria, não acham? Vamos lá empreendedores deste meu Brasil varonil!
by Kelly Stein
http://www.mexidodeideias.com.br

__________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CURIOSIDADE: Café para o PAPA


O café produzido por uma família de Caconde (SP) será servido a um papa pela segunda vez. 

A primeira oportunidade foi durante a visita ao Brasil do Papa Bento XVI, em 2007, e o produto será novamente servido na quarta-feira (24), quando o Papa Francisco estiver em Aparecida (SP). 

http://s2.glbimg.com/8YEQ20JKQ8zCPhL6YwvsYs38rHqSQl0BPg9XnTFzQElKubyC79v4Dlk-Q1ax1JOmDcyCEgaKxHpvELyE-OsVGMLe-GG33ZUyPWoNRzMdikbfRFBRQWRyyF3z7RjKDm8f/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/07/16/cafe.jpgO café que será tomado pelo papa é produzido pela quinta geração da família Bazilli. A tradição começou com o avô de Pedro Bazilli, que chegou na região há quase 100 anos e descobriu em Caconde como cultivar um café com qualidade. “Somos iluminados por essa região, devido à altitude, o relevo e ao clima favorável”, disse. 

Atualmente, a família possui um cafezal de 30 mil pés para a produção de um café fino, também chamado de gourmet. Foi da fazenda da família Bazilli que saiu o café servido para o papa Bento XVI, em 2007. Na época, os produtores enviaram 20 quilos

Com a vinda do papa Francisco, a história se repete e quem trabalha na fazenda está feliz com a notícia. “Foi uma emoção, um homem santo tomar um café que passa pelas nossas mãos é uma maravilha”, afirmou a apanhadora Lúcia Helena Martins. 

A colheita do café é manual, depois ele passa pela secagem, é torrado e mãos femininas dão o toque final . A embalagem já avisa que os grãos passaram por mãos de mulheres. “Tem todo um cuidado, um carinho especial durante a seleção manual, é muito cuidadoso”, explicou Roberta Bazilli. 

A produtora não vai se encontrar com o papa e nem estar na cozinha onde a bebida será preparada, por isso ela já conversou com a chefe responsável pelo almoço para que as características do café sejam preservadas. “As recomendações foram a quantidade de pó por água, cuidado ao ferver a água para não deixar escapar o oxigênio responsável pelo aroma do café e usar uma água filtrada”, comentou Roberta.

* by G1 São Carlos e Araraquara



__________________________

segunda-feira, 15 de junho de 2013

CURIOSIDADE: Pick-Up Movida a Café!

Pick-up movida a café bate recorde de velocidade para o modelo na Inglaterra


Um veículo construído por um engenheiro britânico e movido a resíduos do grão acaba de bater um recorde do Guiness.

Neste terça-feira, durante exibição para uma equipe de auditores do Guiness em um campo de aviação na cidade de Manchester, na Inglaterra, o carro atingiu a velocidade de 110km/h, um recorde para um modelo adaptado do tipo.

O carro, uma pick-up da Ford de 1989, é equipado com um sistema gaseificador que queima o material orgânico em alta temperatura. Como resultado, gera gases combustíveis, como monóxido de carbono, hidrogênio e metano, que servem para alimentar um motor a combustão adaptado.

Em entrevista ao jornal Mail Online, o criador do projeto, Martin Bacon, diz que, apesar do combustível incomum, qualquer carro pode rodar a partir da gaseificação de materiais orgânicos. "Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 100.000 veículos no Reino Unido rodavam na gaseificação, incluindo carros, ônibus e veículos de entrega”, disse.

Confira os vídeos abaixo! O primeiro apresenta a pick-up em ação e o segundo o processo de preparação do veículo.








As informações são da Exame, adaptadas pelo CaféPoint
By Café Point
http://www.cafepoint.com.br

__________________________

segunda-feira, 17 de junho de 2013

DICA: Spa com Café!

Queridos Amigos!

Quem não gosta de um bom spa né?!?! Imagina se juntar com café... Hummm, ai que fica perfeito!

Pensando nisso, o Amanary Spa criou um novo tratamento que aproveita as ricas propriedades do grão para revitalizar e energizar a pele de todo o corpo, utilizando os produtos da premiada marca KAPEH.

Já conhecidos na bebida, os benefícios do café para a estética também são surpreendentes. Com efeito antioxidante, o grão verde é extremamente rico em substâncias que protegem a pele da ação dos radicais livres. Além disso, a cafeína auxilia no efeito redutor, pois estimula a queima de gordura reduzindo medidas e celulites. Quando moído, o grão de café tem efeito esfoliante natural que estimula a renovação celular e a circulação sanguínea, eliminando toxinas e células mortas.

Outras propriedades do café são o efeito anti-inflamatório e antiedema, capazes de acalmar a pele, além de um excelente efeito adstringente, responsável por uma limpeza eficaz e pela neutralização de fortes odores.

Achei a idéia bem bacana e já li muito sobre o trabalho da KAPEH que é maravilhoso, assim que tiver a oportunidade vou experimentar e conto para vcs!

Quem tiver interesse segue o endereço e mais abaixo tem mais a respeito do tratamento.


Grand Hyatt São Paulo
Avenida das Nações Unidas 13.301
São Paulo, 04578-000, Brasil 
Tel.: +55 11 2838 1234 
E-mail: reservations.ghsaopaulo@hyatt.com


O TRATAMENTO

Ao chegar à sala de tratamento do Amanary Spa, um agradável aroma flor de café envolve o ambiente. A primeira etapa inclui um escalda-pés com sais de banho a base de sais minerais enriquecido com extrato de café, que esfolia, limpa e hidrata, deixando a pele macia e suavemente perfumada.  Logo após, uma esfoliação corporal remove as células mortas, deixando a pele mais receptiva à hidratação, pois utiliza gel com agentes esfoliantes de origem vegetal e derivados do café como grãos torrados e moídos e micro grânulos da casca do café.

Um longo banho com sabonete líquido, que contém em sua composição o extrato de café, deixa a pele pronta para a última etapa – hidratar. A hidratação profunda da pele do corpo com atenção especial aos pés e mãos, utiliza produtos que unem as propriedades revitalizantes e energizantes do extrato de café aos efeitos emolientes e hidratantes da manteiga de karité e da vitamina, que junto ajudam a formar uma delicada e perfumada película protetora. Ao final da sessão, o cliente recebe um kit de produtos KAPEH miniatura e bombom com recheio de café para completar a experiência.

O tratamento possui duração de 90 minutos e custa R$ 230,00.

__________________________

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DICA: Seja exigente!

Amigos,

Procurem sempre cafés 100% ARABICA, seja exigente e seletivo!

Obvioooo que de preferência o CAFÉ HELENA! hehehe


__________________________

terça-feira, 4 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADE: Café com Bacon

Não é segredo que os americanos adoram bacon, iguaria indispensável no café da manhã nos Estados Unidos. Mas, eles também são fãs de café. Pensando nisso, uma consultora financeira chamada Eileen Gannon criou uma bebida que juntasse as duas preferências nacionais e se inscreveu no concurso Red Cup Showdown, que escolhe a melhor receita de bebida preparada com café. Ela deu a essa bebida o nome de “Como ganhar um homem com um só gole” e faturou o prêmio de US$ 10 mil.

A mistura deve ter ficado boa porque a bebida foi considerada o drinque mais imaginativo da América  

Após derrotar outros cinco fortes finalistas, a receita criada por Eileen foi vendida a uma grande rede de cafeterias, a Starbucks, que incluirá a novidade no cardápio. Por enquanto a receita é segredo, mas já soubemos que a bebida leva café, um xarope saborizado com bacon e é decorada com um palito espetando vários pedaços de bacon assado no forno. 

Será que essa “Como ganhar um homem com um só gole” faria sucesso aqui no Brasil? Talvez se tivesse um pão com manteiga no lugar do bacon, ou uma tapioca, ou uma rapadura, ou um bolo de fubá, ou um pão de queijo ... Bom, se deixar a imaginação solta, isso não tem fim. Seria interessante se também tivéssemos por aqui uns concursos como aquele lá dos Estados Unidos para estimular a criatividade de quem não tem medo de experimentar coisas novas.

by Ricardo Icassatti Hermano
http://cafeconversa1.blogspot.com.br


__________________________

terça-feira, 9 de novembro de 2012

CURIOSIDADE: Café defeituoso pode virar Biodisel



Pesquisadores da UFMG comprovam a viabilidade de converter os grãos irregulares em combustível


Depois de três anos de testes, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais comprovaram a viabilidade de se converter óleo de café em biodiesel. A novidade surge justamente no momento em que o governo começa a apostar na produção do diesel a partir de óleo vegetal para reduzir a dependência externa do País e incentivar o agronegócio. O estudo pioneiro dos professores da Escola de Engenharia da UFMG sugere a produção de combustível a partir de grãos de café defeituosos, considerados impróprios para o consumo.

A intenção da pesquisa, no entanto, não é estabelecer uma nova fonte energética. "Queremos dar uma alternativa de uso para os grãos defeituosos", afirma o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Café da Universidade, Leandro Soares de Oliveira. O óleo de café, segundo ele,poderia ser reaproveitado nas próprias fazendas e cooperativas produtoras, como combustível para equipamentos, tratores e caminhões. Além de econômica, a nova alternativa reduziria o impacto ambiental no meio rural. A tecnologia para a produção do biodiesel a partir de grãos impróprios para o consumo já está em fase de aperfeiçoamento.

Os grãos defeituosos representam, em média, 20% da produção nacional de café, que na safra 2006/2007 deve atingir 40,62 milhões de sacas de 60 quilos, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Brasil é o maior produtor mundial de café. Minas Gerais responde por quase a metade da safra. A previsão é que cerca de 26 milhões de sacas sejam exportadas e o restante da produção fique no mercado interno.

QUALIDADE

Grande parte das sementes defeituosas de café ficam no mercado interno, porque não podem ser aproveitadas para exportação. A qualidade do produto consumido no País foi questionada pelo Sindicato das Indústrias do Café de Minas Gerais (Sindcafé-MG) e motivou a pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores da UFMG. O Sindicato propôs um "fim alternativo" para as sementes defeituosas que não são vendidas ao exterior. "No futuro, os consumidores terão apenas café de grãos saudáveis para consumir", disse o presidente do Sindicafé e diretor de qualidade da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Almir José da Silva Filho.

Como os grãos impróprios, mesmo em menor escala, acabam sendo ofertados no mercado internacional, o projeto desenvolvido na UFMG também poderia melhorar a imagem da cafeicultura brasileira no exterior. "Os Estados Unidos, por exemplo, até compram grãos de menor qualidade, mas os países escandinavos e o Vaticano rejeitam completamente", disse Silva.

Uma outra vantagem do projeto apontada por ele é que, ao estabelecer uma nova finalidade para essas sementes, os produtores terão a possibilidade de regular a oferta de café em períodos de supersafra.

EXTRAÇÃO

Os resultados da pesquisa realizada em Minas Gerais mostraram que a cada 100 quilos de café é possível obter 12 quilos de óleo. Desses 12 quilos, nove são convertidos em biodiesel. Em comparação com outras oleaginosas, a produção de óleo a partir do café é muito baixa. Da semente de soja, por exemplo, consegue-se extrair 20% de óleo. Da mamona, retira-se em média 45% e do babaçu, 66%.

O fato de a cultura do café estar consolidada no País e contar com uma rede de agricultores e empresários organizados representa, de acordo com o cordenador da pesquisa, um custo menor no processo de aproveitamento dos grãos para a produção de combustível. A separação das sementes, por exemplo, não seria um trabalho a mais, porque já ocorre no beneficiamento convencional.

O que ainda não existe são núcleos de produção nas próprias áreas de plantio. "Criá-los, do ponto de vista do investimento, não teria um custo elevado", disse Oliveira. "Teríamos mais uma fonte de renda, gerando riqueza e postos de trabalho", completou Silva.

TORREFAÇÃO

O coordenador do projeto destaca que o interesse do Sindcafé é melhorar a qualidade do grão torrado e não produzir biodiesel. "O maior impacto seria retirar esses grãos defeituosos do mercado de torrefação."

O estudo com o café é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O próximo passo, segundo Oliveira, será a análise econômica do processo. 

By Eduardo Kattah
http://www.revistacafeicultura.com.br

__________________________

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DICA: Café para o Coração

Consumo de café combate o colesterol ruim e também previne outras doenças

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o café, quando consumido com moderação, traz diversos benefícios à saúde, em especial para o coração. A pesquisa, publicada no Circulation: Heart Failure, jornal da Associação Americana de Cardiologia, mostrou que consumir quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de sofrer de insuficiência cardíaca.

De acordo com Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor, em São Paulo, “durante muitos anos o café foi criticado e acusado de causar gastrite e dependência, por causa da cafeína. Entretanto, recentemente diversos estudos têm revelado que, em doses moderadas, a bebida ajuda a prevenir algumas doenças”. Além da cafeína, substâncias como os ácidos clorogênicos reduzem a incidência de diabetes, fator de risco para o desenvolvimento da doença coronariana.

Outro dado interessante é que o modo de preparo do café interfere nos benefícios que ele traz. O café filtrado ou coado não altera os níveis de colesterol no sangue, mas, quando preparado sem a filtragem, ele diminui a oxidação do LDL, que é o colesterol ruim. “O efeito deve-se aos compostos antioxidantes presente no café, que ainda pode melhorar os sintomas de doenças como Alzheimer, Parkinson e depressão”, afirma Rosana. (AB)


Matéria de Club Alpha
http://clubalfa.abril.com.br/cuidados-pessoais/saude/cafe-para-o-coracao/


__________________________

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Curiosidade: Death Wish Coffee - 200% mais Cafeína que o Normal


Há nichos de mercado no mínimo curiosos: uma empresa de torrefação de café em Nova Iorque criou aquilo a que chama como o café mais forte do mundo, um produto gourmet e amigo do ambiente mas com um teor de cafeína 200% superior ao normal. A empresa que o criou, a «Death Wish Coffee», classifica-se a ela própria como uma companhia responsável com um produto irresponsável.

Esta mistura, disponível online pelo preço de 19,99 dólares, é o resultado de uma pedido expresso dos fundadores da marca, que solicitaram um café não só escuro, rico e saboroso, mas também com um alto teor de cafeína.

Como os amantes da bebida sabem, as misturas de casas como a Starbucks e outros espaços gourmet têm menos cafeína e são mais baratos que os cafés servidos em jantares formais. Isso deve-se ao fato de os grãos de café árabes serem menos ricos em cafeína do que os mais correntes.

A Death Wish Coffee resolveu o problema com uma mistura árabe orgânica, proveniente do comércio justo. Como o fizeram? Não revelam, mas as críticas dos especialistas são altamente positivas. Por isso, se tem dificuldades em arranjar doses suficientes de adrenalina par enfrentar o dia-a-dia, experimente um destes cafés. Se não resultar, talvez seja um caso perdido.

O café da Death Wish está à venda online por 19,99 dólares.

Matéria by http://www.dinheirovivo.pt





____________________________

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dicas: 10 usos alternativos para o Café


Café é com certeza uma das bebidas mais amadas e consumidas no mundo. E a borra do café? Como utilizar de forma inteligente o pó de café usado? A seguir, algumas dicas que poderão ser úteis na limpeza da casa, na cozinha, para tratamentos de beleza para os animais domésticos e também no jardim.

O café, seus grãos e tudo aquilo que sobrar depois da preparação podem ser reaproveitados de inúmeras formas alternativas: assim, evita-se também que pequenas quantidades de resíduos acabem diretamente na lata do lixo dos resíduos orgânicos.


1) Desodorante para o refrigerador ou para o carro
O pó de café, assim como o bicarbonato de sódio, absorve odores. Para evitar a formação de odores desagradáveis, é suficiente colocar algumas colheres num pequeno recipiente dentro do refrigerador ou num saquinho de tule no carro.

2) Tirar o mau cheiro das mãos
Quando utiliza-se alho, cebola ou alho-poró, é difícil tirar o cheiro das mãos. Para resolver o problema, basta esfregar com um pouco de pó de café (ou das sobras) antes de enxaguar as mãos.

3) Limpeza da lareira
Para limpar mais facilmente a lareira, basta colocar uma camada de sobras de café nas cinzas. Assim, evita-se que as cinzas se espalhem durante a limpeza com a pá ou com o aspirador de pó.

4) Afastar as formigas
Para afastar as formigas de sua casa, coloque uma camada de sobras de café secas no chão, perto do formigueiro, ou derrame diretamente café. O cheiro do café afasta as formigas.

5) Adubar as plantas
As plantas que preferem solo ácido adoram as sobras do café postas próximas às raízes. Pode-se utilizar também restos de café das xícaras, acrescentando um pouco de água. Os nutrientes presentes no café favorecem o crescimento e a floração de azaleias, rododendros e mirtilos.

6) Detergente abrasivo
Um detergente comum para a louça pode tornar-se creme abrasivo para a limpeza de superfícies rígidas ou para limpar panelas e fogões encardidos. Basta acrescentar um pouco de pó de café, ou sobras depois de secas, a uma pequena quantidade de detergente, misturando bem antes do uso.

7) Antipulgas
As sobras do café são um excelente repelente para as pulgas. Basta esfregar um pouco de pó no pelo do cachorro depois do banho, escovando uma vez seco. O cheiro do café é, sem dúvida, mais agradável do que o de muitos produtos antipulgas.

8) Limpeza dos canos de esgoto
As sobras de café, diluídas com água, podem ser despejadas nos ralos de pias, banheiras e sanitários, garantindo a limpeza e controlando a formação de cheiros persistentes.

9) Conservar açúcar ou sal
Para prevenir a formação de uma umidade excessiva, basta colocar uns grãos de café no fundo do açucareiro ou do pote onde o açúcar é guardado. O mesmo vale também para o sal.

10) Apagar os arranhões dos móveis
No caso de móveis ou esquadrias de madeira escura irremediavelmente arranhados, molhe um pano ou um pincel numa xícara de café solúvel. Utilize o café como um pigmento natural até que o arranhão fique com a tonalidade semelhante ao da superfície.

by Slow Food Brasil
http://www.slowfoodbrasil.com

_____________________________ 

quinta-feira, 09 de agosto de 2012

Cookie Cup by Lavazza




Olá Doceiros de Plantão!

Essa é para vcs!

Minha melhor amiga me mandou a foto acima pedindo para o Café Helena fazer uma xícara assim, infelizmente ainda não dá né, mas definitivamente está anotado para o futuro! hehehe

De qualquer forma, achei a ideia incrível e inovadora, essa xícara de cookie foi a criação de um designer venezuelano chamado Enrique Luis Sardi e foi feita para a Lavazza, famosa empresa de café italiano. 



O designer fez a xícara no exterior de cookies e no interior possui uma camada de açúcar de confeiteiro especial criando um duplo propósito, isolar o cookie e adicionar doçura ao café! 

Fiquei com água na boca!

_____________________________ 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Café dançante: cafeteira também é rádio

Máquina de café vem com rádio embutido e tecnologia Iperespresso


Por Casa e Jardim Online 

 
Divulgação 
É um rádio que faz café ou uma cafeteira que toca música? A nova máquina de café expreso da Good News veio para deixar a hora do cafezinho mais divertida. Como? Com um rádio embutido! 

Além disso, o aparelho conta com o sistema de cápsulas Iperespresso, que substitui o processo tradicional. São duas fases: a hiper infusão, em que a água quente em pressão elevada maximiza o aroma e corpo do café, e a emulsão, em que o café mistura-se com o ar para formar um creme aveludado. 

Resumindo: basta colocar a cápsula na máquina, apertar o botão e esperar o resultado. Disponível em uma variedade de cores vibrantes, a máquina é uma verdadeira dose de bom humor para quem vai enfrentar um longo dia de trabalho.


Divulgação
A máquina está disponível em diversas cores vibrantes

_____________________________ 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bebida Energética de Café!


Queridos Coffee Lovers,
Há dias que tudo o que precisamos é uma dose extra de energia, certo? O CAFÉ, como todos nós sabemos, ajuda MUITO nisso e, a Starbucks, já saindo na frente e inovando anunciou o lançamento de sua própria bebida energética.

A invenção será batizada com o nome de Starbucks Refreshers e é feita de suco de frutas com extrato de café verde. 
Por enquanto, a venda será para as grandes cadeias de supermercados nos Estados Unidos, onde a empresa de bebidas energéticas gira em torno EUA $ 8.000 milhões por ano. 

A nova bebida virá em lata em vários sabores como framboesa, melão, laranja e limonada de morango. Com o lançamento deste energético, a Starbucks é agora uma empresa de multibebidas: além dos sucos em breve irá começar a vender cerveja e vinho em vários cafés em Atlanta e no sul da Califórnia.

Uau né? Fiquei com vontade de experimentar! Quem esta com viagem marcada para para os EUA? Hhehehe.

 fonte:http://sommelierdecafe.com/

 

 

 

 

 

_____________________________ 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

LIVRO DO ANO: Modernist Cuisine!!!

Adoradores de Café!

No ano passado a Amazon Books começou a vender o badaladíssimo livro Modernist Cuisine, e esgotou-se em algumas horas, mesmo com o preço nada modesto: 625 dólares.


O preço tão caro não é de se estranhar, o livro é uma verdadeira obra de arte criada por Nathan Myhrvold, Chris Young, e Maxime Biletscientists, que vem com uma caixa com os 6 volumes, com um total de 2.438 páginas, que dão textos, tintas e imagens incomuns às histórias e os fundamentos, às técnicas, a aos equipamentos, aos ingredientes e as receitas.

Para vocês terem uma idéia do sucesso, leiam os comentários das personalidades de peso abaixo:

“The culinary research and documentation done by Nathan, Chris and Max are simply herculean in scope.” —Thomas Keller

“This book will change the way we understand the kitchen.” —Ferran Adrià

“I’m saving my Christmas present for next March when all six volumes of the very beau-tiful Modernist Cuisine is published.” —Heston Blumenthal

“The most important book in the culinary arts since Escoffier.” —Tim Zagat

“Amazing! Unparalleled in its breadth and depth.” —Wylie Dufresne

“The cookbook to end all cookbooks.” —David Chang

 “The pictures alone make the book a masterpiece.” — Bill Gates

“One of the most important cookbooks of all time.” — Tim Ryan, president, Culinary Institute of America



As fotos de Ryan Matthew Smith, retratam a cozinha de ângulos tão inesperados e diferentes, tornando assim as imagens do livro únicas, como o caso do mergulho do morango, da explosão dos ovos, da anatomia de um cheeseburguer, e é claro DA XÍCARA DE CAFÉ.

O primeiro autor Nathan Myrhvold, é doutor em matemática financeira e ex-colega de Stephen Hawking em Cambridge, na cadeira de física quântica, fundador da IntVen, uma incubadora de idéias, é um dos críticos gastronômicos da Zagat, que o aproximou dos chefs modernistas.

 
 Já Chris Young, implantou a cozinha experimental do Fat Duck, um dos três melhores restaurantes do mundo, segundo o juri da revista Restaurant.

Quem completa o trio de autores é Maxime Bilet, outro ex-pupilo de Blumenthal.

Para quem interesse, a coleção é vendida no Brasil pela Livraria Cultura, pela barganha de R$ 1.999,90 (Sérioooo!), e a Amazon está com uma prmoção por U$ 450,00.


Link Livraria Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?sid=8710981851436730901553632&isbn=0982761007

Link Amazon: 
http://www.amazon.com/Modernist-Cuisine-Art-Science-Cooking/dp/0982761007

_____________________________

sexta-feira, 30 de março de 2012

O Ritual do Café

 Caros Coffee Lovers,
A vida é mesmo cheia de surpresas... Estava pensando sobre o que eu deveria publicar no blog nesta sexta-feira; Foi então que me deparei com o seguinte poema abaixo... PS: Não é surpresa que ele fale de Café (claro), mas a surpresa foi que a autora chama-se Ilona Bastos (QUASE meu nome e o MESMO sobrenome), ela nasceu em São Paulo e hoje mora em Lisboa e escreveu este poema NO DIA do meu aniversário! Bom, tinha que compartilhar com Vocês!!
Espero que gostem, boa leitura e bom final de semana!

O ritual do café

por Ilona Bastos

Estampa-se o sol em delicados raios
Sobre o mármore branco e liso da cozinha.
Suavemente me debruço e uma porta abro,
Recolho a chávena fina e o florido prato.
Ergo o meu braço e num voo livre,
No gesto de um armário desvendar,
Recolho o nobre pó de inebriante aroma.
Alongo a mão que a gaveta encontra,
E dela escolho, enfim, a colher mais bela,
Brilhante, pequena, com terno recorte.
Tudo coloco em ordem e harmonia:
O prato tranquilo e a expectante chávena,
Nesta, o torrado grão moído, de castanho intenso.
No açúcar rico, centro o meu cuidado,
A montanha branca transportando, pura,
Em bojuda prata que doce se inclina.
E luzem cristais em cascata linda!
Depois, a água borbulhante, quente,
A mistura inunda, dissolvendo-a
Em espirais de espuma que a colher adorna.
Café! Café! Precioso encanto!
 
Em dégagé devant te cumprimento,
Os meus braços lanço em acolhimento grato.
Da janela aberta me acerco então.
Tão bela é a vista que o Outono pinta no jardim!
Castanho da terra e verde das plantas unem-se
À água que brilha em bebedouro antigo.
Aspiro, feliz, da manhã tranquila, o seu odor
A quente café e à relva orvalhada.
Olho o céu e sorvo um gole, outro e outro.
E assim me quedo, por instantes longos.
Entre o prazer forte do café e a doçura da manhã
Mais um dia de vida se inicia!

Lisboa, 24 de Outubro de 2004

_____________________________

quinta-feira, 15 de março de 2012

MugMouse - Mais uma invenção!

Olá Caros Leitores!
Os computadores nos ajudam muito e vieram para ficar... Milhares de pessoas trabalham com computadores e cada vez mais a demanda por trabalhos concluídos é mais rápida e mais exigente, certo?

Hoje em dia quem não vive na correria?

Pensando nisso, foi criado o MugMouse, que é um mouse junto com uma xícara de café, conectado ao computador por cabo USB. A empresa por trás da invenção tinha uma ideia: porque não diminuirmos o nosso ritmo diário? 
A solução vem acompanhada com a sua bebida preferida. Ao usar um mouse em formato de caneca, você obrigatoriamente terá que manipular o ponteiro do seu computador em uma velocidade menor, evitando, assim, que a bebida seja derramada pela mesa!!

E Você, acha que a "moda" pega?

 

 

 

_____________________________

quarta-feira, 7 de março de 2012

Café e Protetor Solar



O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) descobriu que uma substância extraída do café – o caveol – é capaz de bloquear os raios ultravioleta. O resultado da pesquisa é inédito e mostra que esta substância, devido à sua propriedade, pode ser utilizada na formulação de protetores solar e também produtos indicados para a proteção de equipamentos expostos a este tipo de radiação.


A pesquisa com o caveol já está concluída, mas necessita de parcerias para chegar até o consumidor e, segundo Nilson Borlina Maia, pesquisador do IAC, seu uso na proteção contra raios ultravioleta é apenas uma das pesquisas desenvolvidas pelo instituto nesta área e afirma também que o potencial do café está muito longe de ser esgotado.
Fonte: Globo Rural

 

_____________________________

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Montamos uma lista com sete canecas divertidas para alegrar o café

Em formatos inusitados, estas peças vão tornar ainda mais especial o momento de tomar o seu café ou chá

Por Casa e Jardim Online 
 
 
Você é daqueles que gostam de ter sempre uma caneca por perto, para aproveitar melhor a hora do café ou do chazinho? Na mesa de trabalho, no armário da cozinha ou no escritório de casa, a peça dá até um certo charme à decoração
Selecionamos sete modelos inusitados, que deixam a sua bebida ainda mais quente. Por enquanto, nenhum deles está disponível para venda no Brasil, mas vale conferir:
Divulgação

Esta é perfeita para quem gosta de chá. O espaço separado, do lado interno, pode ser usado para abrigar o saquinho. Da britânica Make International

Divulgação

As lentes de câmeras fotográficas viraram estas canecas. Da loja de Hong Kong Cup Shop



Divulgação

Estas peças divertidas imitam focinhos de animais. À venda na loja norte-americana Fitzu


Divulgação

Charme nos bolsinhos para colocar o chá: da norte-americana Vat 19


 
Divulgação

No formato de um bolso de camisa, o anexo guarda biscoitos. Da loja britânica Icoste


 
Divulgação

A parte interna é moldada de uma forma que, quando a bebida é colocada dentro da xícara, aparece um coração. Modelo vendido pelo site norte-americano MollaSpace
  
Divulgação
Com olhinhos, esta divertida caneca também tem um espaço para guardar os biscoitos. À venda no site norte-americano Etsy.com

_____________________________

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

IPhone que faz café de verdade

Conceito do aplicativo Make Coffe pode se tornar real

Por Casa e Jardim Online 
 
 
O IPhone possui infinitos aplicativos. Um deles é o divertido Make Coffe, que prepara um café virtual. O conceito teve tantos downloads em tão pouco tempo e fez tanto sucesso que os desenvolvedores do aplicativo resolveram torná-lo real. 



  
A ideia foi criar uma máquina de café com wifi que possa ser controlada pelo IPhone. Assim, os usuários poderão tomar um café de verdade quando estiverem com vontade em vez de apenas brincarem com o aplicativo. O projeto ainda está em busca de parceiros para sua viabilização. Os usuários de Iphone e amantes de café torcem para que seja logo. 


 

 

_____________________________

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Café Blond - Cerveja ou Café?

 
Quando pensamos na Alemanha automaticamente pensamos em sua variedade de cervejas, desta vez não foi diferente e a inovação chama-se “Café Blond” que é uma cerveja
com um toque mais amargo, aromas cítricos e presença de nosso querido conhecido: o CAFÉ.



A Café Blond combina o efeito estimulante do café com o aroma de limão refrescante. Já pensou que diferente?



Cada garrafa de 'Cafe Blond' apresenta um grão de café escolhido a dedo. Ela também vem em uma caixa de cerveja projetada em estilo retrô, um charme.

Infelizmente por enquanto vamos ficar só na vontade já que a Café Blond está disponivel apenas em Hamburgo na Alemanha... Se alguém for para lá traga uma para agente experimentar, ok?

 

 

 

_____________________________

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Café da tarde com Van Gogh

Designer cria xícara inspirada em uma trágica passagem na vida do artista

Por Casa e Jardim Online 
 
 
Editora Globo

Os designers não têm mais o que inventar. A última criação de Mike Mak Design foi uma caneca inspirada em Van Gogh

Aposto que você imaginou uma bela peça, com desenhos que reproduzem alguma das obras do famoso artista. Pois se enganou! A alça da xícara é uma orelha flexível de silicone, fazendo alusão ao trágico episódio na vida do pintor, que cortou seu lóbulo esquerdo. Você tomaria o café da tarde em uma dessas? 

Quer saber mais sobre esse grande pintor? Acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

 

 

_____________________________

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mesa inteligente faz até café!

Internet, geladeira, máquina de lavar louças e micro-ondas: tudo embutido na mesa de refeições. O móvel do futuro é quase um robô!

Por Vanessa Lima

 Divulgação


Você se senta à mesa, abre um compartimento de geladeira embutido nela, pega a refeição e a coloca em outra divisão - que funciona como micro-ondas - para aquecê-la, quando o dispositivo apita, avisando que a comida está na temperatura desejada, você apenas coloca o prato sobre o tampo e começa a saborear. 

Parece uma cena do desenho animado Os Jetsons¸MAS NÃO É! O designer/inventor Petr Kubik criou esta mesa conceitual que, além de ter acesso à internet, ainda possui geladeira, micro-ondas, torradeira, lava-louças e máquina de café. Ao toque de um botão, é possível cobrir a superfície transparente do móvel, deixando-a opaca. Assim, ninguém enxerga a comida armazenada nos compartimentos. Ótimo para receber visitas inesperadas não acham?

 Divulgação
Quando se aciona um botão, a superfície fica opaca escondendo o conteúdo dos compartimentos

 

_____________________________

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Um bom começo!

Desfrutar com calma o cheiro do café fresco e saborear delícias expostas com capricho. Um café da manhã prazeroso é o momento ideal para juntar a família e um pretexto para começar bem o dia

por Casa e Jardim Online

Acorde um pouco mais cedo e surpreenda a família antes de começar o corre-corre diário. Monte um belo café da manhã com cor e detalhes caprichados, o que vai despertar um novo (e cobiçoso) olhar sobre as guloseimas de sempre. Além de reunir todos da casa, a refeição mais importante do dia vira um evento. 

A mesa tem de ser a atração maior, por isso os lugares recebem uma montagem especial. Além dos jogos americanos de base, bandejas de vime agrupam as louças, copos e talheres, o que dá um toque diferente e ao mesmo tempo organiza. O charme fica por conta de uma etiqueta de cartolina com o nome de cada um, amarrada ao guardanapo. O menor da casa também tem direito ao kit, só que a louça possui tema infantil. 

Flores são sempre bem-vindas, porém, logo cedo, o cheiro pode ser um pouco enjoativo. Dê preferência às artificiais – mas que sejam delicadas. Perfume, no ambiente, somente o de pão quentinho e de café recém-passado. Juntos, vão abrir o apetite de todos, que, ao chegarem à copa, serão surpreendidos por uma brincadeira: uma prancheta forrada de tecido com um menu preso a ela. É o sinal de boas-vindas. 

Marcos Antonio Marcos Antonio
Para receber a família na copa, faça uma brincadeira carinhosa: deixe exposto o menu do café. Aqui, ele é mostrado em uma prancheta forrada de tecido, da Olá, R$ 68

Flores sempre enfeitam a mesa, mas de manhã, o perfume delas pode incomodar. Por isso, substitua-as pelas artificiais, da LS Selection, R$ 17 cada haste, e do Empório das Flores, R$ 2,90 cada uma, em um pequeno vaso, da Particolare Casa, R$ 30
Marcos Antonio
O jogo americano da Particolare Casa, R$ 35 o par, serve de apoio para a bandeja de vime da Roberto Simões, R$ 75 cada. A louça é da Again: R$ 37, o prato de sobremesa, R$ 59, o pote para cereais, e R$ 37, a caneca. Os talheres coloridos da Futon & Home, R$ 49,90 o jogo com 16 peças, trazem alegria à mesa. Guardanapo da Roupa de Mesa, R$ 10. BOA IDEIA Para marcar o lugar de cada integrante da família, o guardanapo ganha uma etiqueta feita de cartolina com o nome
Marcos Antonio
O caçula da família tem direito a uma louça especial, com motivos infantis. Na Futon & Home por R$ 68 o jogo com quatro peças

 

_____________________________

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Café nas Pistas

Cafeteira tem formato de capacete da Ferrari

 
Por Casa e Jardim Online

Olhe bem para a foto ao lado. Parece um belo par de capacetes de Fórmula 1, marcados com o cobiçado símbolo da Ferrari. 

Na verdade, o que você vê são duas cafeteiras. Basta abrir o visor e colocar uma xícara, que será preenchida com a bebida. 

Criação do designer russo Ilgar Rustamov, o conceito é inspirado nas máquinas da Nespresso e no design da escuderia italiana. 

Quem gostou da ideia, no entanto, terá de esperar mais um pouco, pois o produto ainda não é produzido comercialmente.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Conheça o HOMEEXCHANGE!

Olá Caros Colegas!


Nós do Café Helena recomendamos e utilizamos o serviço de HOMEEXCHANGE, para quem quer saber mais sobre essa prática muito utilizada nos EUA e Europa, confiram a matéria abaixo:


Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em perguntar!

*Link da matéria - Pág 5

 http://www.ohoje.com.br/pageflip/1838/index.html

*Link de nossa Fazenda no site:

http://www.homeexchangegold.com/show.php?id=40585

Abraço,

Amanda e Ilana

 

_____________________________

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cafeomancia?!?!?

Olá Amigos!

Para aqueles que gostam de um lado mais místico segue uma matéria completa sobre a arte secular da CAFEOMANCIA!

Testem a sua sorte!

Abraços,

AMANDA

Cafeomancia: O Café e o Esoterismo


O café, além de ser um dos produtos mais consumidos no mundo, também marca presença no ambiente esotérico. Tal fato ocorre devido à tradição, entre muitos povos, de que a borra formada pelo café pode ter o poder de revelar fatos sobre o futuro de quem saboreou esta bebida. A leitura da borra é chamada de cafeomancia . 

Para que esta leitura seja feita, deve-se observar a figura que se formou no fundo da xícara. Hoje, este constume tem uma difusão forte entre alguns grupos isolados, como os ciganos, por exemplo. No entanto, relatos apontam que a cafeomancia já foi muito mais forte e responsável, inclusive, por algumas decisões de grande vulto na história. Em algumas regiões do mundo a mesma forma de consulta feita com café é efetuada com o chá.
   
Os manuais de cafeomancia, indicam que, para que uma consulta se inicie, é necessário que o ambiente seja purificado, com um copo de água com sal sobre a mesa na qual o processo será efetuado. No preparo do café deve ser utilizada uma xícara de água, uma colher de pó e uma de açúcar, sendo que a água deve ser fervida com os ingredientes e após um descanso, uma nova fervida deve ser efetuada. Só depois a bebida deve ser posta na xícara. Os manuais indicam que deve ser dada preferência para as xícaras de porcelana, com a boca mais larga que o fundo. Para facilitar a leitura, o fundo deve ser, de preferência, branco. A bebida não pode ser muito coada, já que os resíduos ajudarão na formação das "figuras".


 Para se iniciar a consulta, deve se esperar que o café esfrie um pouco. O consultante deve começar a tomar lentamente e concentrar-se no que deseja saber. Assim que tiver terminado, a xícara deve ser coberta com um pires e virada de cabeça para baixo com um movimento rápido. Depois, usando a intuição deve-se observar as formas que irão aparecer. Os manuais de cafeomancia dispõem que uma boa leitura depende de dois fatores: o conhecimento do significado das figuras e o local em que elas aparecem na xícara. Se as imagens se formarem à esquerda da asa é sinal de que está sofrendo influência do passado. À direita, significa que está sob influência de fatos futuros; próxima da asa ou da borda, indica que o resultado da sua leitura aparecerá mais rápido; nas laterais, os acontecimentos serão mais para o futuro.
Para que a leitura se efetive, cada imagem observada tem um significado. Seguem abaixo alguns exemplos:
   
Âncora: sucesso nos negócios;
   
Arco: se não estiver bem definido, significa que aparecerão oportunidades inesperadas. Se estiver bem definido, os desejos do consultante poderão ser realizados;
   
Árvore: objetivos alcançados em breve;
   
Bailarina: receberá ajuda de uma mulher;
   
Bengala: simboliza uma ajuda inesperada;
   
Boca: insatisfações no campo sexual;
   
Boi: novo emprego com auxílio de pessoa obesa;
   
Buquê: alegria no casamento ou com amizades;
   
Cachimbo: poderá viver um amor proibido;
   
Cadeado: mudanças na cidade;
   
Caixa: um velho amor deverá procurar o consultante novamente;
   
Castelo: felicidade no amor;
   
Chaleira: período tumultuado no romance;
   
Círculos: grandes, representam o fim de um relacionamento. Pequenos, indicam casamento;
   
Cobra: possibilidade de traição;
   
Concha: família deverá apoiar planos no setor profissional;
   
Coração: paixão a caminho que poderá mudar a vida do consultante;
   
Coroa: subir de cargo no trabalho e recebimento de dinheiro extra;
   
Cruz: brigas e problemas futuros;
   
Escada: dificuldades pela frente;
   
Espiral: pessoa querida poderá estar pensando em você;
   
Estrela: felicidade em todos os setores;
   
Ferradura: sinal de ganhos inesperados;
   
Flecha: notícias novas chegarão; se houver pontos em volta, são sinais de más notícias financeiras;
   
Folha: período de esfriamento amoroso;
   
Garrafa: consultante é muito dependente no setor afetivo;
   
Linhas curvas: indicam dificuldades futuras;
   
Linhas paralelas: indicam que seus caminhos estão abertos para a prosperidade;
   
Linhas retas: são sinal de determinação;
   
Lua: romance em breve;
   
Macaco: sinal de que a fase é favorável para aplicar dinheiro;
   
Montes: sucesso profissional;
   
Nota musical: grande felicidade ao lado de amigos;
   
Ovos: consultante está sendo traído;
   
Ponte: viagens agradáveis;
   
Pontos: representam dinheiro que pode vir de herança ou aumento de salário;
   
Porta: oportunidades futuras;
   
Prédio: problemas com dinheiro;
   
Quadrado: momentos de insatisfação e solidão no futuro;
   
Sol: sorte e felicidade;
   
Traços: são o indício de um novo projeto que se aproxima;
   
Trem: pessoa querida pode chegar;
   
Trevo: prosperidade na vida em geral;
   
Triângulo: indica grande sorte no amor com um novo relacionamento;
   
Vela: fim de um romance.

_____________________________

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cadeira ou Xícara de Café? Córeia investe em design criativo!


-->
Designer coreano cria móvel inspirado em uma das bebidas mais consumidas no mundo


 Por Casa e Jardim Online



A cadeira criada pelo designer coreano Sunhan Kwon cairia muito bem em cafeterias ou restaurantes. Ou apenas como decoração em casa. Neste caso, vai ao gosto do cliente. 
 A cadeira tem o encosto no formato de uma xícara de café pousada sobre um pires, que serve de assento. 
O móvel, com 547 mm x 470 mm x 810 mm, é também funcional: a alça do encosto-xícara serve para segurar bolsas, sacolas e casacos.

 

_____________________________

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pufe de Saca de Café


-->

Empresa sueca reaproveita sacos de café e confecciona móvel verde

Por Casa e Jardim Online 




Chegar em casa e se esbaldar em um móvel confortável pode ser ótimo. Se além de funcional, ele for estiloso, melhor ainda. 

Pensando nisso, a designer sueca Johanna Hansson criou o Coffee Fellow, um pufe decorado com sacos de café reciclados. As peças são únicas, feitas de sacos originais de cafezais de várias partes do mundo, como mostram as estampas. 

Lançado pela Green Furniture Sweden, é composto de algodão e fibras ecológicas e tem selo verde. O Coffee Fellow está à venda no site Personal Interior Design por 380 dólares. 

 

 

 

_____________________________

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Café No Palito.


-->

--> -->
Basta colocar a colher na água quente e esperar a bebida ficar pronta
 
Por Casa e Jardim Online
 
O designer chinês Heo Jeong Im lançou uma nova invenção para os amantes de café e cappuccino. Ou pelo menos, para aqueles que gostam de uma novidade. Trata-se do Cappuccino Coffee Stick, uma espécie de colher que, ao ser mergulhada na água quente, tem sua ponta dissolvida. Com um resultado similar aos de cafés instantâneos em pó, a ideia é que cinco tipos de café no palito sejam produzidos: café llate, cappuccino, caramel mochiatto, mocha llate e americano. Veja abaixo fotos do Cappuccino Coffee Stick.


Já pensou se a moda pega? Poderiam inventar uma versão VERÃO.... CAFÉ HELENA no palito!!!
Grande abraço e ótimo Final de Semana! 

 

_____________________________

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Café faz bem a Saúde! (parte I) 

 

Nós do Café Helena sabemos que o Café faz bem para a saúde, mas, pesquisando com clientes e amigos descobrimos que alguns ainda acham/acreditam em mitos contra o nosso querido Cafezinho de todo dia. 
Pensando nisso encontrei duas matérias bem legais que falam exatamente sobre isso: Como o Café ajuda a combater doenças! Leiam e me ajudem a divulgar! CAFÉ É SAÚDE.

Cafeína ajuda contra o câncer de pele, comprova estudo.

Pesquisa feita nos EUA com ratos mostrou que a substância inibe a produção da proteína ATR e atrasa o aparecimento da doença

Fonte: Portal da Revista Exame - Cád. Saúde. 

Washington - A cafeína possui muitas virtudes contra os cânceres de pele, confirma um estudo realizado com cobaias e publicado nesta segunda-feira, que explica o mecanismo protetor em nível molecular.

Os cientistas, entre eles o Dr. Masaoki Kawasumi da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, em Seattle (noroeste), o principal autor da pesquisa, modificaram ratos geneticamente para reduzir em sua pele a função da proteína ATR (Telangiectasie d'ataxie, Rad3).
A ATR desempenha um papel significativo na multiplicação das células da pele danificadas por raios ultravioleta do sol.

Estudos precedentes já haviam demonstrado que a cafeína inibia a ATR que, estando neutralizada, acarretaria, então, a destruição dessas mesmas células.

Entre os ratos geneticamente modificados expostos a raios ultravioletos, com a ação da proteína ATR fortemente reduzida, os tumores de pele se desenvolveram três semanas mais tarde que entre os outros roedores do grupo que serviu de cobaia. (...)

Os resultados indicam que os efeitos protetores da cafeína contra os raios ultravioletas, já documentados em estudos precedentes, explicam-se provavelmente pela neutralização da proteína ATR durante o estágio pré-canceroso, antes que o tumor da pele se desenvolva totalmente, destacam os cientistas.

Segundo eles, aplicações de cafeína na pele poderiam contribuir para impedir o aparecimento de cânceres. Além disso, a cafeína absorve os raios ultravioletas, agindo como um protetor solar.

O câncer de pele é o mais frequente nos Estados Unidos, com mais de um milhão de novos casos diagnosticados anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

A maior parte não é constituída de melanomas - a forma mais grave - sendo com muita frequência curável, se o diagnóstico for realizado mais cedo.