sexta-feira, 14 de outubro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ

Olá Amigos!

Quando falamos sobre CAFÉS SUPERIORES, percebemos que muitas pessoas ainda não tem conhecimento sobre o que seria e como diferenciar estes tipos de Café... 

Pensando nisso desenvolvemos um Roteiro Semanal dividido 6 partes, no qual iremos explicar um pouquinho sobre este Mundo que tanto amamos! 

Entre nessa viagem, quem sabe assim você também não se apaixona pelo saboroso MUNDO DO CAFÉ HELENA!


PARTE 1

As Espécies de Café:
São 2 as espécies de café produzidas para fins comerciais no mundo, o arábica e o Robusta ou Conilon.

- Arábica: Possui estrutura complexa e delicada, conferindo sabor suave, doce, ligeiramente ácido e com várias nuances de aroma. Possui, em média, 2 vezes menos cafeína que a espécie Robusta. Exige altitudes elevadas (acima de 600m) e maiores cuidados em seu cultivo.

- Robusta: Possui estrutura mais simples, resistente às pragas. Apresenta sabor bastante amargo e sem variações. É adstringente e pouco perfumada. Cultivada ao nível do mar, é largamente utilizada em cafés solúveis e também em cafés tradicionais.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, além de deter a maior variedade do mundo. Cultiva cerca de 2/3 de arábica e 1/3 de robusta. 
 
 
Fotos by funzug.com
Por que escolher um café especial?
É um café composto 100% por grãos da espécie arábica. A maioria das marcas de cafés existentes no mercado é resultado de misturas de cafés do tipo arábica com cafés do tipo robusta, refletindo em custos menores, porém com menor qualidade. Há uma norma técnica que regulamenta a classificação dos cafés quanto à qualidade, em tradicional (permite até 30% de grão da espécie robusta), superior (permite até 15% de grãos robusta) e gourmet (não permite nenhum grão Robusta, deve ser 100% arábica).

 
Os fatores que influenciam o sabor final, na xícara, de um café especial são inúmeros: altitude, tipo de solo, condições climáticas, genética do grão, manutenção dos cafezais, cuidados na colheita, armazenamento, seleção, torrefação, moagem, além dos grãos serem 100% arábica.

Fique esperto, a partir de agora repare nas embalagens e procure sempre 100% ARABICA, como o Café Helena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário