sexta-feira, 14 de outubro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ - PARTE II

Olá Amigos!
 
Conforme prometido segue abaixo a nossa segunda parte viagem!

APRECIEM!
 
 

PARTE 2

O que significa blend, palavra expressa em diversos rótulos?

Com relação aos cafés especiais, blend significa uma combinação de vários tipos de grãos, que podem ser de regiões produtoras diferentes (Mogiana, Cerrado ou Sul de Minas, por exemplo) e/ou de diversas variedades da espécie arábica (Mundo Novo, Bourbon amarelo ou Acaiá, por exemplo), ou mesmo, ter a mesma variedade de grão, da mesma região produtora, porém com tipos de secagem diferentes. 
 
Tudo isso para se obter um produto final desejado, com sabor especialmente único. 
 
 
Qual a diferença entre um café convencional, orgânico ou descafeinado?

Convencional: cultivado e produzido de acordo com as regras da agricultura tradicional.

Orgânico: não contém aditivos químicos e sintéticos. Sua produção tem o compromisso de respeitar o ecossistema, onde as matas e os rios devem ser preservados, os resíduos tratados, a fauna protegida e os trabalhadores respeitados em seus valores humanos. Esse tipo de cultivo não deve interferir no sabor final da xícara, já que o sabor dependerá dos cuidados tomados em toda a cadeia produtiva. Esses produtos devem conter selos de certificadoras reconhecidas por órgãos competentes, estampados nas embalagens.

Descafeinado: tem a cafeína extraída do grão ainda verde. Métodos modernos de descafeinação não causam nenhum efeito no sabor e no aroma do café. A espécie arábica naturalmente possui baixo teor de cafeína, em torno de 1,1 a 1,7%. No caso dos descafeinados, a quantidade de cafeína é quase nula. É indicado para pessoas que possuem sensibilidade à cafeína. 
 
  
Fotos by funzug.com

Um comentário:

  1. VCS ESTAO DE PARABENS PELO SITE E PELA CONQUISTA DE TODAS.
    MUITAS FELICIDADES E SUCESSO À VCS.
    BJU GRANDE, MICKEY MICKEY

    ResponderExcluir