Café Helena

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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Certificação do Café UTZ

Pessoal!

Rondando pelo site que eu adoro o Mexido de Ideias (vcs já devem ter percebido), achei a matéria abaixo publicada sobre a UTZ, e vou compartilhar!

O Café Helena já aderiu essa certificação a quase 2 anos e somos fãs do trabalho da UTZ Certified, inclusive em nossa nova embalagem que ficara pronta em breve contamos com o selinho!

Ajudem a causa e exijam cafés de qualidade e certificados!

UTZ logo2   Certificação do café – UTZNa língua maia Quiché, o termo UTZ Kaphe significa “bom café”, mas a importância da certificação vai muito além. Com o discurso de consciência e responsabilidade no campo, ela surgiu em 1997 visando garantir sustentabilidade e melhores oportunidades para quem produz, para suas famílias e, também, para o planeta. A proposta do programa permite “melhores colheitas, mais renda e melhores oportunidades ao preservar o ambiente e proteger os recursos naturais da Terra”.
Criada por Nick Bocklandt, produtor da Guatemala, e Ward de Groote, torrefador alemão, o objetivo é capacitar produtores e melhorar condições de trabalho em fazendas. Garantir a sustentabilidade e o bem-estar de trabalhadores também é foco desta certificação.

Para o produtor ter acesso a este selo é importante respeitar alguns pontos defendidos como o uso eficiente de água, terra e fertilizantes. Também é importante adotar práticas conscientes de plantio, segurança e conforto a trabalhadores, pagamentos de acordo com as políticas de cada país, respeito a áreas preservadas, entre outros detalhes.

Como funciona?
A própria UTZ não certifica as propriedades. Este serviço é feito por auditores independentes, que são responsáveis em verificar se as fazendas estão de acordo com as características acima. Se tudo estiver de acordo, eles podem utilizar o selo em seus produtos e entram para a lista de locais certificados pelo projeto.
Quer entender e saber mais sobre esta a certificação? Basta acessar seu site (aqui).

By Lucas Tavares
MEXIDO DE IDEIAS
www.mexidodeideias.com.br



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terça-feira, 23 de julho de 2013

Bazar Dia dos Pais + Café Helena = PERFEITO


Queridos amigos!

Dia dos Pais chegando... E todos nós queremos ver nossos papis felizes né!!!

Em comemoração a data o Café Helena estará participando do Bazar do ATC (Alphaville Tennis Club), não deixem de passar para tomar um cafezinho conosco e aproveitar para fazer umas comprinhas!

Vejo vcs lá!

Grande Abraço!

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sexta-feira, 5 de junho de 2013

Celebridade Mês de Julho da ABCS

Olá queridos amigos!

Minha querida irmã Ilana sempre arrasando! Celebridade do mês de Julho! 

Deem uma olhadinha na entrevista concedida pela mesma à ABCS.

Para ver a o site da matéria Clique aqui


ABCS BRASIL: Celebridade do Mês - Julho

NOME: Ilana Monteiro Alves Bastos

APELIDOS:  Nã, Ilaninha.

CURICULUM:  Diretora Comercial na Central São Paulo Indústria e Comércio de Café e Prod. Agrop. Ltda (Café Helena). Comitê de Relações Internacionais IWCA-Brasil (Aliança Internacional das Mulheres do Café). 

NASCIMENTO: 24/10/1984 / Rio de Janeiro

FORMAÇÂO:  Advogada formada pela UNIFMU 2008, barista formada pelo Centro de Preparação de Café - Sindicafé/SP, empresária rural por opção e amor ao Café!

INÌCIO DE  CARREIRA: Numa dessas reviravoltas da vida fui ajudar minha Mãe (Maria Helena Monteiro) em um evento com o Café Helena (temos uma Fazenda no Interior de São Paulo - Fazenda Monte Alto Produtora e Torrefadora de Café Especiais).  Enquanto estava nessa “transição” fui me envolvendo com o Mundo do Café e acabei me apaixonando, por coincidência, na mesma época, minha irmã (Amanda Bastos), também tinha deixado seu emprego e pensava em abrir seu negócio próprio, foi quando “caiu a ficha” e surgiu a oportunidade de assumirmos mesmo a Distribuição do Café Helena (que até então era terceirizada). Percebemos que aquela era a nossa chance de ter um negócio próprio e levar adianta uma tradição familiar, já que somos a 4ª geração trabalhando com Café – do plantio à embalagem final e agora inclusive na distribuição! 

 ESPECIALIDADE: Área comercial. 
  
NO DIA A DIA: Manter um relacionamento próximo com os nossos clientes e trata-los como são: ÚNICOS.
MAIOR DESAFIO: Trabalhar em uma empresa familiar e ter irmã e mãe como sócias não foi nada fácil no começo... Somos uma família com muita personalidade e minha mãe já estava nessa vida há mais de 15 anos... Tivemos alguns tropeços e conseguimos superar as diferenças, tudo porque tivemos que aprender a dosar a hora de ser filha, mãe, irmã e empresárias. Foi essencial nos respeitarmos e confiarmos que poderia dar certo sim, que bastava querer.

INSPIRAÇÂO: A História da minha família, marcada com muita garra e vontade de crescer. Meu bisavô foi produtor de Café, meu avô também, minha mãe... O Café está no nosso "sangue".

NO TRABALHO:  Sou a irmã "bacana" com os clientes e a irmã "brava" com os fornecedores... hahahha.

O  QUE TE MARCOU:  A implementação de Café Moído e Grão (inclusive com máquinas) em uma rede de Hotéis, foi um trabalho de vendas de mais de 6 meses e por fim deu certo. Fizemos todo o treinamento da equipe de banquetes e eventos, foi o máximo e o retorno incrível. Também a nossa CERTIFICAÇÃO pelo UTZ Certified foi um projeto desafiador que durou meses para ser implementado e abrangeu toda a Produção e Torrefação.

 MEDO DE:   Não conseguir atingir minhas metas...

 MELHOR CAFÉ: O CAFÉ HELENA, lógico!

 A REALIZAR:. Agora está em andamento o projeto das novas embalagens e site, também temos um projeto de criar nossa Cafeteria, e, claro, criar cada vez mais oportunidades para as mulheres de toda a cadeia do Café juntamente com a IWCA-Brasil. 

SOBRE O CAFÉ EM SACHE:  Adoro, acho super prático. Nós já tivemos e estamos com um projeto para retornar.

 AOS CONCORRENTES: Saiba ser justo e tratar com respeito. Todos tem seu espaço.


Contatos:
Email: ilana@cafehelena.com.br
Tel.: (16) 3345-6113

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quarta-feira, 12 de junho de 2013

Roda SP na Fazenda Monte Alto


Queridos Amigos!

Tenho um ótima noticia para dar: o Projeto Roda SP foi um verdadeiro sucesso e passou pela nossa Fazenda Monte Alto, produtora do nosso amado Café!

Para quem não conhece darei uma explicadinha, a Roda SP leva vc para conhecer os principais pontos turísticos de nosso Estado, foi feito pela Secretária de Turismo de São Paulo com o apoio das Prefeituras Municipais de Analândia, Araraquara, Dourado, Pirassununga e São Carlos.

Em um confortável ônibus de turismo, vc conhece e interage com o rico patrimônio natural e monumental dos municípios paulistas.



A partir de roteiros especialmente desenhados para cobrir o maior numero possível de atrativos em diferentes cidades, é possível embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, permanecendo nos locais o tempo que desejar. Depois é só reembarcar sem pagar novo ingresso.

Tudo isso por apenas R$10,00, e vc viaja o dia todo!

Como podem ver na figura, existem 3 tipos de rotas e a Fazenda Monte Alto fez parte da Roda Contemplação!


Para mais informações:
www.turismo.sp.gov.br/rodasp
www.turismoemsaopaulo.com/rodasp
tel. 0300 745 0000

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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mulheres no Café


Amigos!!!

Deem uma olhada na matéria que saiu no Café Point com a nossa querida Josiane, presidente da IWCA!

Josiane Cotrim Macieira, 53 anos, natural de Manhumirim, Minas Gerais é da quarta geração de uma família de cafeicultores familiares. Estudou Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e é mestre em Comunicação Política pela Dublin City University. Casada com o Embaixador do Brasil na Noruega com quem tem 2 filhas, já morou no Iraque, França, Irlanda, Suíça e Nicarágua onde conheceu o trabalho da IWCA - International Women`s Coffee Alliance, entidade que tem como objetivo estimular e reconhecer a participação das mulheres em todos os segmentos da cadeia produtiva do café. Apaixonada por café e sobretudo pelas pessoas envolvidas na produção, Josiane está atualmente engajada no desenvolvimento da IWCA no Brasil.

Em ocasião da realização do 7° Espaço Café Brasil, a Embaixadora da IWCA no Brasil concedeu entrevista ao CaféPoint, que teve a oportunidade de acompanhar sua participação ativa nos 3 dias de evento. Josiane nos contou toda vontade, luta e muito trabalho para elevar a condição das "Mulheres do Café" em meio ao cenário do mercado cafeeiro, algumas vezes pouco gentil a estas damas que compõem parte significativa deste setor.

DIRETORIA IWCA - Dir. p/ Esq.: Brígida Salgado, Daniella Pelosini, Jackeline Uliana Donna, Carmen Lúcia Brito, Geralda de Souza e Silva, Joahanna, Josiane Cotrim Macieira, Helga Andrade, Marisa Contreras, Debora Fortini e Ilana Monteiro Bastos

CaféPoint: Conte-nos um pouco sobre a IWCA e suas metas?

Josiane Macieira: A IWCA - International Women`s Coffee Alliance nasceu há 10 anos do encontro de mulheres da indústria dos EUA e Canadá com produtoras da Nicarágua. Sua missão é dar poder às mulheres da comunidade do setor cafeeiro internacional, estimular e reconhecer a participação das mulheres em todos os segmentos da indústria do café, do grão à xícara.

Esta Aliança proporciona a infraestrutura necessária para cumprir com nosso objetivo. Constitui o veículo que facilita a transferência de conhecimento, o fortalecimento de uma rede de contatos, a execução de cursos de treinamento e a incorporação das mulheres na cadeia de abastecimento. Em suma, trata-se de "business". Nós mulheres precisamos aprender a comercializar. Já provamos que sabemos produzir cafés de qualidade. Agora precisamos saber como vender esse produto bem.

Para isto, oferecemos treinamento, capacitação e desenvolvimento das lideranças. Em resumo, trata-se de preparar as mulheres para que façam negócios que beneficiem suas famílias. A IWCA tem o compromisso de desenvolver ações que gerem benefícios de integração e valorização das mulheres nos países produtores.

Diversos estudos demonstram que a melhoria do status das mulheres é uma das estratégias mais acertadas para confrontar os desafios que enfrentam as comunidades ao redor do mundo. As mulheres investem a maior parte de seus ganhos na educação, nutrição e saúde de seus filhos, conforme provam pesquisas realizadas.

Olha a gente ai com a Joahanna! Amanda e Ilana Monteiro Bastos


CaféPoint: Desde quando a IWCA atua no Brasil?

J.M.: A Aliança funciona criando capítulos nos países, sobretudo nos produtores. No Brasil, a IWCA Brasil começou a ser criada em 2011 no 6° Espaço Café Brasil, quando realizou-se um seminário com mulheres de várias regiões produtoras. Isso foi possível graças ao apoio do Sebrae e na ocasião foi assinada a carta intenções para a IWCA Internacional, manifestando o desejo das brasileiras de fazerem parte da organização.

Um ano depois, durante o 7° Espaço Café Brasil, entre 04 e 06 de outubro, assinamos a Carta de Entendimento criando o capítulo brasileiro. Em um ano foram cumpridos todos os passos estipulados pelo Protocolo de Criação de Capítulos da IWCA. Elegeu-se uma diretoria que representa toda cadeia do negócio café, do grão à xícara, venceu-se as diversas etapas burocráticas e agora a Aliança existe de fato e de direito no maior produtor, exportador e segundo consumidor de café do mundo.

CaféPoint: Durante o 7° Espaço Café Brasil vocês assinaram oficialmente, como relatou, a Carta de Entendimento. Conte-nos um pouco sobre a importância deste ato.

J.M.: Criar um capítulo da IWCA no Brasil abre muitas oportunidades para as mulheres, não apenas no país, como internacionalmente. Como maior produtor e exportador de café verde do mundo, o Brasil não poderia ficar de fora dessa organização. Precisamos mostrar ao mundo que tem gente também envolvida na produção de cafés no Brasil. Inclusive, muitas mulheres que, aparentemente, são invisíveis. Com a oficialização deste ato, nossa missão no Brasil será dar voz e vez a todas as mulheres desse setor que emprega mão de obra como nenhum outro no país.

CaféPoint: Vocês tiveram uma forte participação neste evento, com palestras, sala de cupping, além de assinaturas expressivas. Estão satisfeitas com os resultados?

J.M.: Os resultados desse segundo encontro superaram nossas expectativas. Conseguimos trazer palestrantes para realizar duas manhãs de seminário. Todas voluntárias, vindas de Brasília, Rio de Janeiro, ninguém faltou. Nossa programação foi cumprida como previsto. O Sebrae apoiou o encontro financiando a ida de produtoras de diferentes regiões cristalizando uma parceria que está funcionando muito bem. As cooperativas também contribuíram. Por exemplo, a Coocaram de Rondônia enviou duas produtoras de Ji Paraná. Isso é para nós uma grande vitória, integrar no nosso encontro mulheres da região mais remota do país. Rondônia e seus produtores de café merecem mais atenção.

Além disso, o cupping que foi formatado para ser um treinamento para aquelas que nunca haviam participado de uma atividade assim, acabou atraindo a atenção de compradores e muitas conseguiram vender seus cafés por preços muito bons. Muito saber que já estamos fazendo a diferença no setor oferecendo mais oportunidades de comercialização. Isso só foi possível graças ao envolvimento de baristas e provadoras que estão trabalhando voluntária e espontaneamente nos eventos realizados pela IWCA Brasil.

CaféPoint: Como as mulheres produtoras do país podem conhecer melhor a IWCA e quais os métodos e procedimentos para integrar-se à associação?

J.M.: Estamos indo muito rápido. As mulheres que participaram do seminário em São Paulo irão replicar a experiência nas respectivas regiões e assim atingiremos a ponta da cadeia. Essa é a metodologia da IWCA "success through localization". É assim que vamos levando a mensagem da Aliança e criando uma rede disseminadora de nossas ideias nos diversos eventos de café que ocorrem no país. Nossa intenção é realizar cursos de treinamento para mulheres durante os simpósios e encontros do setor, incluir a participação de palestrantes mulheres que possuem trabalhos científicos sobre café.

Normalmente não vemos muitas mulheres nos eventos de café, nem nas mesas de apresentação nem como palestrantes. E, no entanto, temos muitos trabalhos interessantes realizados por pesquisadoras que merecem ser divulgados. Por isso contamos com o apoio dos homens para que eles percebam que é preciso diversificar, homens e mulheres juntos. Como acontece nos países desenvolvidos. Os países onde homens e mulheres participam igualmente das decisões e das discussões possuem economias mais competitivas e um crescimento mais rápido, como demonstram estudos realizados.

E é por isso que a formação de capítulos da IWCA através de figuras organizacionais sem fins de lucro, legalmente estabelecidas de acordo com a ordem jurídica de cada um dos países produtores cria importantes conexões nacionais e internacionais entre as mulheres que pertencem à indústria cafeeira.

A IWCA tem um site www.womenincoffee.org e vamos ter um link onde a IWCA Brasil irá informar sobre suas atividades. Disponibilizamos também uma página no Facebook. Temos a convicção de que poderemos incluir digitalmente as mulheres do meio rural. Esse é o nosso desafio. Só assim conseguiremos contribuir para que os jovens no campo possam interagir com o mundo exterior.

A participação é aberta. Estamos concluindo nosso regimento interno para estabelecer algumas regras, mas em princípio toda e qualquer interação é bem-vinda, seja na nossa página no Facebook Iwca Brasil ou por email: iwcabrasil@groups.live.com.

CaféPoint: Quais os próximos passos da IWCA Brasil?

J.M.: O céu é o limite. Entendo que não seja fácil entender o que é a aliança, uma vez que não se trata de uma organização nos moldes convencionais. No mundo atual onde a única constante é a mudança, o funcionamento em rede virtual é uma coisa nova com a qual temos de nos habituar. E as mulheres do campo não podem se alijar desse processo.

Esperamos que o capítulo brasileiro da IWCA possa promover o reconhecimento do papel das produtoras na indústria e que os consumidores reconheçam os benefícios que proveem das mulheres à comunidade cafeeira global e esses respaldem os produtos que estão associados ao desenvolvimento social.

Entrevista concedida por Josiane Cotrim Macieira, Embaixadora da IWCA no Brasil, a André Sanches Neto, Coordenador de conteúdo e Analista de mercado do CaféPoint. 

http://www.cafepoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-de-noticias/mulheres-do-cafe-80932n.aspx

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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

7 Espaço Café Brasil - 4 a 6 de Outubro - Expo Center Norte




O Auditório Inteligência de Mercado do 7º Espaço Café Brasil, que acontecerá de 4 a 6 de outubro, já tem sua programação definida. 

As palestras contarão com grandes nomes do mercado de café e especialistas em negócios, como Hulda Oliveira Giesbrecht (UAIT – Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia / Sebrae), que será mediadora da apresentação Os Principais Passos para a Indicação Geográfica, além de empresários como Diego Gonzales (Sofá Café), Juca Esmanhoto (Rause Café e Vinho) e Marcelo Malerba (Malerba Café), que participarão do 4º Encontro Business Experience: Proprietários de Cafeterias, comandado por Mariana Proença, diretora de redação do Portal Espresso.

O evento é voltado para profissionais do mercado de café, como cafeicultores, torrefadores, donos de cafeterias e baristas que busquem aperfeiçoamento em seus negócios. 

As palestras serão gratuitas, e é preciso se inscrever pelo site da feira (http://www.espacocafebrasil.com.br/), pois as vagas são limitadas.

Veja abaixo a programação do Auditório Inteligência de Mercado do ECB:

Dia 4 de outubro

2º Encontro das Mulheres do International Women’s Coffee Alliance (IWCA), das 8h às 12h 

Encontro das Certificadoras com a Cafeicultura Familiar, às 13h30.

Com mediação de Sergio Parreiras Pereira, da Rede Social do Café, o debate terá a participação de representantes das certificadoras Certifica Minas, Rainforest Alliance (Imaflora), 4C e UTZ Certified.

Franquias: os Pontos Chaves para Montar a sua Cafeteria, às 16h30

Com exposição de Eduardo Simões (Scada Café) e Marco Suplicy (Suplicy Cafés Especiais)

Marketing: Estudo de Marcas de Cafés e Desenvolvimento de Design de Embalagens, às 18h

Jonas Pacheco e Núbia Lima contam o case Martins Café sobre o tema.

Comunicação: Como Desenvolver a Estratégia de Divulgação do seu Negócio nas Mídias Sociais, às 19h30 

A editora-assistente do Portal Espresso, Giuliana Bastos, mediará a palestra, com Alessander Guerra (Cuecas na Cozinha), Janaina Fidalgo (revista Época São Paulo), Julian Lopes (Carrots Creative Content) e Romoaldo de Souza (Café&Conversa).

Dia 5 de outubro

2º Encontro das Mulheres do International Women’s Coffee Alliance (IWCA), das 8h às 12h

Os Principais Passos para a Indicação Geográfica, às 13h

Hulda Oliveira Giesbrecht (UAIT – Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia/ Sebrae) será mediadora da apresentação, com representantes da Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé), da Cooperativa dos Produtores de Café de Montanha de Divinolândia- SP (Cooprod), da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) e da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp).

Inovação e Diferenciação no Mercado de Café: O Caminho do Sucesso, às 15h30

Com exposição de Nathan Herzkowicz, da Abic

Mulheres do Café: Oportunidades no Brasil, às 17h

Palestra de Josiane Cotrim, presidente da IWCA Brasil

O Vinho como Parceiro: Guia Prático de como Implementar no seu Negócio, às 19h

Diego Arrebola (sommelier, Olivetto Restaurante e Enoteca) irá encerrar a programação do dia com a palestra.

Dia 6 de outubro

O Orçamento ao Alcance de Todos, às 8h

A Secretária de Orçamento Federal, Celia Correa, apresentará o tema.

Assinatura do Memorandum Of Understanding (MOU) da IWCA Brasil, às 9h30.

Mexido de Ideias Day: Gastronomia e Café, às 10h

Encontro com os palestrantes Eliana Relvas (Cafeóloga), Luiza Fecarotta (jornalista de gastronomia da Folha de S.Paulo) e Marco De la Roche (Mixology News) e a mediadora Kelly Stein (Mexido de Ideias).

Como Desenvolver Baristas Completos para o seu Negócio, às 12h

Georgia Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais), Jonathan Silva (Barista Coffee Center) e Silvia Magalhães (Italian Coffee) apresentarão a palestra.

4º Encontro Business Experience: Proprietários de Cafeterias, às 13h30

A programação do auditório será encerrada com a participação de Diego Gonzales (Sofá Café), Juca Esmanhoto (Rause Café e Vinho) e Marcelo Malerba (Malerba Café), e moderação de Mariana Proença, diretora de redação do Portal Espresso, em uma conversa sobre o tema. 

Para mais informações, acesse: http://www.espacocafebrasil.com.br/eventos_auditorio.php


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terça-feira, 15 de maio de 2012

Lavoura inteligente é colher bem e barato!



Caros Amigos,

Essa semana temos um post pra lá de especial, uma matéria feita pela Revista Sebrae Conexão, com a responsável pela existência do Café Helena!

Sem ela nada disso seria possível!

Esperamos que gostem!

Matéria na integra:
Revista Conexão - SEBRAE - SP
http://www.sebraesp.com.br/PortalSebraeSP/Noticias/Revista/Paginas/edicao_29.aspx
Pág. 30




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sexta-feira, 11 de maio de 2012


Nossa FanPage no Facebook!

Queridos Coffee Lovers,

Hoje atingimos o número de 300 pessoas que curtiram a nossa FanPage do Facebook, estamos muito felizes com o carinho dedicado por nossos amigos e clientes.

Obrigada por deixarem o Café Helena "entrar" em sua casa, nem que seja para lerem nossos posts e novidades.

Obrigada por fazerem parte do nosso dia-a-dia, é por Vocês e para Vocês que trabalhamos todo dia para oferecer um Café de alta qualidade com muito amor e história!

Não deixem de nos acompanhar! Sempre trazemos novidades sobre esse mundo que tanto amamos!

E para aqueles que ainda não curtiram, segue nosso link do facebook:

https://www.facebook.com/helenacafe

 
Um Excelente final de semana e bom descanso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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sexta-feira, 23 de março de 2012

Almoço na Fazenda Monte Alto


Josiane Cotrim (ao centro) participou de almoço oferecido pela Maria Helena Monteiro na Fazenda Monte Alto (produtora do Café Helena).

O prato oferecido foi bisteca, mandioca, tuto de feijão tudo à moda da Raquel, cozinheira de primeiríssima qualidade!




Foi um lindo domingo ao lado dos novos amigos, aonde não faltou papo sobre CAFÉ e os novos planos para a IWCA e a Cafeicultura Brasileira.

 


 
O "tour" incluiu uma visita rápida a torrefação do Café Helena e a intenção de unir cada vez mais as mulheres do café.







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sexta-feira, 16 de março de 2012


Visita Josiane Cotrim - Fazenda Monte Alto

Queridos Coffee Lovers,

Nesse final de semana dia 18/03/2012 estaremos recebendo na Fazenda Monte Alto (produção do Café Helena) nossa querida Presidente da IWCA Brasil - Josiane Cotrim.

Para aqueles que ainda não sabem a IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café) tem como objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres localizadas em todas as fases da cadeia produtiva do café, promovendo o acesso a recursos e a capacitação. Em Outubro de 2011 foi assinada a Carta de Intenção que formaliza a Aliança no Brasil e a Josiane foi a idealizadora deste projeto, unindo as mulheres da cafeicultura e sendo eleita a nossa primeira Presidente!

Portanto, aguardem o próximo post que iremos contar tudo sobre essa visita!



Bom final de semana!

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quinta-feira, 8 de março de 2012


Dia Internacional da Mulher



Queridos Coffee Lovers:

Hoje é O Dia Internacional da Mulher, e nada mais justo do que fazer uma homenagem a nós mulheres!

Celebrado no dia 8 de março, este dia tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

O Café Helena tem como filosofia “O Toque Feminino na Tradição”, isso significa que quando a marca foi fundada pela proprietária Maria Helena Monteiro, que deixou para trás uma carreira bem sucedida em São Paulo para correr atrás de seu sonho e começar do zero em uma plantação de Café, ela voltou-se para as suas raízes no interior de São Paulo e colocou a “mão na terra” (literalmente!).  

As dificuldades que ela encontrou no caminho foram inúmeras – Da falta de mão-de-obra, preconceitos, a saudade da família que permaneceu na capital... Mas ela não desistiu e continuo sua luta, se deparou com poucas mulheres no campo e decidiu reverter à situação e empregar mais mulheres e com essa ideia de não deixar de lado a “Feminilidade”, a “Mãe”, a “Mulher” criou o slogan “O Toque Feminino na Tradição” que seria uma homenagem a sua própria história e a de todas as mulheres que diariamente se dedicam em conquistar o seu espaço e fazer um belo trabalho!

Com sua história de sucesso Maria Helena ganhou prêmios Nacionais e Internacionais, foi reconhecida por seu trabalho e hoje além de estar à frente no comando do Café Helena ainda arruma tempo para fazer palestras de motivação as mulheres e empreendedores, cuidar de sua família, ser presidente de associação/sindicato... Sempre voltada a ajudar e inspirar outras mulheres na conquista de seus sonhos, inclusive foi assim dentro de sua própria casa...




Assistindo de camarote, suas filhas decidiram embarcar no Trem “Espresso” rumo ao Café Helena e com isso a tradição de café que começou com o nosso Bisavô não se perdeu e hoje somos a 4ª geração na lida de Café, sendo nós, as filhas, a 2ª Geração de Mulheres!



Seguindo os passos de Mamãe e indo de encontro às oportunidades, hoje fazemos parte do Boarding da IWCA Brasil que foi fundada em 2003 por duas visionárias norte-americanas, a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla em inglês) foi resultado de um encontro entre duas mulheres da indústria do café com as mulheres no mundo produtor. Tem como objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres localizadas em todas as fases da cadeia produtiva do café, promovendo o acesso a recursos e a capacitação. 

Em outubro de 2011 foi assinada a Carta de Intenção que formaliza a Aliança no Brasil (nós estávamos lá!). As Mulheres do Café no Brasil estão se organizando em torno da proposta de empoderamento feminino na cadeia de cafeicultura!

 
Também fazemos parte da Business Professional Women (BPW), que é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos. Ela foi fundada, em 1930 em Genebra na Suíça, no Brasil como Federação a organização foi implantada em 1987, a BPW Brasil tem como Missão: “Agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando seu desenvolvimento pleno nas esferas de poder público e de mercado.”



Portanto, hoje é uma homenagem a nós MULHERES do Brasil e do Mundo, que buscamos e lutamos diariamente por igualdade e respeito, nossa luta começou há muito tempo atrás com nossas amigas russas, mas ainda esta longe de acabar... Por isso, força e determinação fazem parte da reflexão do dia, fazer um mundo melhor no HOJE com o intuito de semear um FUTURO igualitário para as gerações vindouras.







Feliz dia Internacional da Mulher!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Curtam a nova cara do Café Helena!



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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ - PARTE VI

Olá Seguidores!

Finalmente chegamos na útima parte dessa jornada!

Esperamos que tenham curtido e aprendido muitas coisas.

Em breve mais novidades!

Abraços,

Amanda e Ilana







PARTE 6

DICAS ESPECIAIS
Não basta utilizar o melhor grão, você deve combiná-lo com a perfeita moagem para o equipamento que for utilizado, além da água estar na temperatura correta.

- Faça somente a quantidade de café que for consumir, pois ele vai se deteriorando rapidamente e perdendo aquele sabor agradável de um café fresco;

- Escalde o bule que for utilizar, para obter um café bem quente;

- A moagem correta é aquela que não permite que a água passe tão depressa e não consiga extrair os grandes atributos do café, e nem tão devagar que resulte num sabor amargo. O tempo ideal, em média, para a extração de um espresso é de 25 a 30 segundos, e de um café de coador é de 4 a 6 minutos;

- Cada forma de extração (coador, máquina de espresso, cafeteira italiana grão, café turco ) exige uma moagem diferente. De forma geral, quando e adquire um café já moído, o fornecedor escolhe a melhor moagem para ressaltar o sabor agradável deste café. Normalmente para coador a moagem deve ser média ou fina. Para espresso, a moagem deve ser média;

- A água utilizada deve ser preferencialmente filtrada ou mineral, e nunca fervente, pois queimaria o café. A temperatura ideal é 90°C, instantes antes de chegar ao ponto de ebulição. Se fervida, deve-se aguardar alguns segundos para utilizá-la; 

- Proporção clássica de pó para água: 100g (aproximadamente 8 colheres de sopa) por litro de água para o coador, e 7g por 50ml de água para o espresso. Essas proporções podem variar e a quantidade perfeita ser definida para atender ao seu paladar: se ficar sem sabor, aumente a quantidade de café. Se ficar amargo, diminua a quantidade de pó e o tempo de contato da água com o café;

- Depois de aberto, guarde seu café preferencialmente na geladeira, na própria embalagem bem fechada, ou em um pote usado somente para esse fim, escuro e hermeticamente fechado. Com o passar dos dias, o café sofrerá oxidação naturalmente, e perderá aos poucos seus agradáveis atributos.

 

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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ - PARTE V

Olá Adoradores de Café!

Estamos quase no fim... Segue a quinta parte!

Aproveitem!


Fotos by funzug.com
PARTE 5
 
Quais as características das principais regiões produtoras?

Cada região produtora possui características próprias, que influenciam o sabor final, na xícara.

Normalmente os principais atributos são:

Espírito Santo: Pouco corpo e com amargor pronunciado;

Mogiana (São Paulo): Sabor suave e adocicado, com corpo pronunciado. Aroma frutado e acidez cítrica. Especialmente equilibrado;

Bahia: Bebida leve, adocicada, de acidez regular, pouco corpo e aroma frutado;

Paraná: bebida encorpada e marcante, de acidez regular. Amargor desejável, com finalização prolongada;
Cerrado Mineiro: Sabor suave, brando e doce, com corpo e acidez equilibrados;

Sul de Minas: Suave, medianamente encorpado, com acidez pronunciada e pouco amargor.

 

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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ - PARTE IV

Olá Fãs de Café!

Mais uma parte da matéria, para passar o tempo nesse feriado!

Abraços!

Fotos by funzug.com

PARTE 4

Como reconhecer as características do café e escolher o de sua preferência?

Os cafés são caracterizados especialmente por quatro atributos: aroma, doçura, corpo e acidez. 
O corpo é a sensação causada pela viscosidade que fica na boca ao se tomar o café, e demonstra a persistência do paladar desta bebida. Varia de leve a Encorpado. 
A acidez é a sensação obtida na parte lateral da língua, bastante desejável no café, e que vai garantir o aroma do mesmo. 
A doçura é reconhecida na ponta da língua, e se for intensa, o café pode ser bebido sem açúcar e podemos apreciar sua finalização ( after taste, ou o sabor que permanece na boca ) .

 

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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ - PARTE III

Fotos by funzug.com

Olá Amantes de Café!

Certeza que agora vocês já sabem bem mais sobre café e que estão tomando cuidado na hora de sua compra!

Vamos lá! Já estamos na metade!

Divirtam-se!



PARTE 3

Quando levar o café em grão, moído ou em sachê?

Grão: opção que melhor preserva os atributos do café, já que a moagem expõe as partes internas do grão a uma maior quantidade de oxigênio e, portanto, acelera sua oxidação. Contudo, o ideal é que o café seja moído no momento em que será preparada a bebida. Porém esta forma de café atende somente aos consumidores que possuem moinho/moedor.

Moído na hora: é a segunda melhor opção no sentido de preservar seus melhores atributos. É importante adquirir a quantidade suficiente para rápida utilização, pois a validade desse café é muito curta.

Torrado Moído: Esse tipo de café atende a maioria dos consumidores por se encontrarem variações de moagem (fina, média e grossa) aptas para todos os tipos de equipamentos (coador, espresso, cafeteira italiana, french press - filtro de pressão e café turco) e por ter um prazo de validade maior.

Sachê: opção restrita ao preparo de café espresso. É a apresentação mais simples e prática, que permite uma operação limpa e sem desperdícios, capaz de obter um excelente espresso. É preciso possuir a máquina própria. Seu custo é mais alto devido ao filtro de papel biodegradável que constitui o sachê. Não pode ser dissolvido direto em água quente, pois é necessária pressão da máquina para a extração do café.

 

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sexta-feira, 19 de outubro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ - PARTE II

Olá Amigos!
Conforme prometido segue abaixo a nossa segunda parte viagem!

APRECIEM!

PARTE 2

O que significa blend, palavra expressa em diversos rótulos?

Com relação aos cafés especiais, blend significa uma combinação de vários tipos de grãos, que podem ser de regiões produtoras diferentes (Mogiana, Cerrado ou Sul de Minas, por exemplo) e/ou de diversas variedades da espécie arábica (Mundo Novo, Bourbon amarelo ou Acaiá, por exemplo), ou mesmo, ter a mesma variedade de grão, da mesma região produtora, porém com tipos de secagem diferentes. 
Tudo isso para se obter um produto final desejado, com sabor especialmente único. 

Qual a diferença entre um café convencional, orgânico ou descafeinado?

Convencional: cultivado e produzido de acordo com as regras da agricultura tradicional.

Orgânico: não contém aditivos químicos e sintéticos. Sua produção tem o compromisso de respeitar o ecossistema, onde as matas e os rios devem ser preservados, os resíduos tratados, a fauna protegida e os trabalhadores respeitados em seus valores humanos. Esse tipo de cultivo não deve interferir no sabor final da xícara, já que o sabor dependerá dos cuidados tomados em toda a cadeia produtiva. Esses produtos devem conter selos de certificadoras reconhecidas por órgãos competentes, estampados nas embalagens.

Descafeinado: tem a cafeína extraída do grão ainda verde. Métodos modernos de descafeinação não causam nenhum efeito no sabor e no aroma do café. A espécie arábica naturalmente possui baixo teor de cafeína, em torno de 1,1 a 1,7%. No caso dos descafeinados, a quantidade de cafeína é quase nula. É indicado para pessoas que possuem sensibilidade à cafeína. 
  
Fotos by funzug.com

 

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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

UMA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DO CAFÉ

Olá Amigos!

Quando falamos sobre CAFÉS SUPERIORES, percebemos que muitas pessoas ainda não tem conhecimento sobre o que seria e como diferenciar estes tipos de Café... 

Pensando nisso desenvolvemos um Roteiro Semanal dividido 6 partes, no qual iremos explicar um pouquinho sobre este Mundo que tanto amamos! 

Entre nessa viagem, quem sabe assim você também não se apaixona pelo saboroso MUNDO DO CAFÉ HELENA!


PARTE 1

As Espécies de Café:
São 2 as espécies de café produzidas para fins comerciais no mundo, o arábica e o Robusta ou Conilon.

- Arábica: Possui estrutura complexa e delicada, conferindo sabor suave, doce, ligeiramente ácido e com várias nuances de aroma. Possui, em média, 2 vezes menos cafeína que a espécie Robusta. Exige altitudes elevadas (acima de 600m) e maiores cuidados em seu cultivo.

- Robusta: Possui estrutura mais simples, resistente às pragas. Apresenta sabor bastante amargo e sem variações. É adstringente e pouco perfumada. Cultivada ao nível do mar, é largamente utilizada em cafés solúveis e também em cafés tradicionais.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, além de deter a maior variedade do mundo. Cultiva cerca de 2/3 de arábica e 1/3 de robusta. 


Fotos by funzug.com
Por que escolher um café especial?
É um café composto 100% por grãos da espécie arábica. A maioria das marcas de cafés existentes no mercado é resultado de misturas de cafés do tipo arábica com cafés do tipo robusta, refletindo em custos menores, porém com menor qualidade. Há uma norma técnica que regulamenta a classificação dos cafés quanto à qualidade, em tradicional (permite até 30% de grão da espécie robusta), superior (permite até 15% de grãos robusta) e gourmet (não permite nenhum grão Robusta, deve ser 100% arábica).

Os fatores que influenciam o sabor final, na xícara, de um café especial são inúmeros: altitude, tipo de solo, condições climáticas, genética do grão, manutenção dos cafezais, cuidados na colheita, armazenamento, seleção, torrefação, moagem, além dos grãos serem 100% arábica.

Fique esperto, a partir de agora repare nas embalagens e procure sempre 100% ARABICA, como o Café Helena! 

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quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Onde tudo começou :)

Olá Amigos Apaixonados por Café!

Gostariamos de compartilhar com vcs, um videozinho de como nasceu o Café Helena, e como ele entrou na vida da minha família, mudando por completo toda nossa rotina, assim como um irmão que chegou para ficar e não nos imaginamos mais sem e amamos acima de tudo!

Uma história de garra e conquistas, que agora com a 4a. Geração pretendemos continuar com os mesmo principios e credos, e melhorar cada vez mais o que já é bom!

Confiram:

Grande abraço,

Amanda e Ilana


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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Novo Blog - Café Helena by Amanda e Ilana




Olá Amigos e Amigas!

Bem Vindos ao Blog do Café Helena, que falará sobre o mesmo (é claro) e também sobre cafés especiais em geral, pelo mundo, com dicas, receitas, curiosidades e muito mais!

Esperamos que vocês gostem e acompanhem a nossa jornada!

Gostariamos de agradecer nossos amigos, clientes, parceiros e fornecedores por todo apoio, vocês são o nosso incentivo diário de ver o CAFÉ HELENA crescer cada vez mais!

Grande Abraço,

AMANDA e ILANA