sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jacinto, o Sansão!

Olá Queridos!

Rodando pela internet me deparei com um personagem interessante da história brasileira do café, e achei que valia um post, o individuo é Jacinto, o Sansão!

Nos tempos em que a carga era transportada por homens, devia ser impressionante assistir às atividades dos carregadores de café, que podiam diariamente ser vistos transportando incontáveis sacos de 60kg de café em suas costas, até os armazéns das Docas de Santos. 

Entre estes fortes trabalhadores, Jacinto chamou a atenção. Era um sujeito tão destacado que acabou aparecendo em muitos dos postais que circularam no começo do século XX. Ele  costumava pousar para fotos com até 5 sacos de café sobre os ombros, um peso de 300 quilos.

A existência deste “Sansão” no Porto de Santos é uma maneira de expressar o enorme impacto que o café causou no comércio e na cultura na região.


Os trabalhadores também disputavam corrida com as sacas nas costas, como se fosse por divertimento, e quem conseguisse carregar mais seria o vencedor.

No Porto de Santos, existe um monumento em homenagem a esses trabalhadores, que diariamente carregavam cafés nas costas, é uma estátua de bronze inaugurada em 1996. 

 Contudo, existem muitos problemas com sua conservação, já que o monumento está muito deteriorado por conta da maresia.


Esperamos que tenham gostado! Nós com certeza achamos o máximo!


Abraços e bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário