segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PELO MUNDO: Gran Caffè Gambrinus - Napoles


Viajantes!

O primeio post esse ano combina com o mês de JANEIRO, mês de férias da maioria dos brasileiros, fica a dica!

O Café pelo Mundo de hoje é a oitava melhor cafeteria do mundo, segundo a UCity Guides, o Caffè Gambrinus que fica em Napoles na Itália.

Ele é um dos exemplos mais bem sucedidos na Itália de inspiração europeia como café literário, uma longa história que começou há150 anos atras. 

Templo da elite intelectual de Nápoles onde se discuti a política internacional, literatura e arte.

Já sabe né, se passar por lá não deixe de visitar!

Abraços!


HISTÓRIA E ESTILO
A história do Gran Caffè Gambrinus começa com a Unidade da Itália, quando em 1860 no piso térreo do edifício dos quartos de hóspedes, o elegante edifício de 1816 que abriga agora a sede da Prefeitura abre o "Grand Café". 

Tendo vista para a Piazza Plebiscito e do Palácio Real, o Café logo tornou-se a sala de estar do cidadão do belo mundo. 

Ganhou muita fama devido aos melhores sorvetes, doces e bartenders de toda a Europa, com isso, foi reconhecido como  "Fornecedor da Casa Real", uma honra tributata apenas os melhores fornecedores do Reino de Duas Sicílias.

Em 1885, o Caffè fecha, mas para a alegria napolitana reabre nas instalações de Foresteria e confia a renovação ao arquiteto Antonio Curri, Professor de Arquitetura e ornamentado em Real Universidade de Nápoles e professor honorário do 'Instituto de Belas Artes Graças à expertise de mais de 40 artesãos e artistas, o café torna-se um tesouro de arte, os quartos são decorados com mármore e Flor Jenny, o estuque do bocal, os baixos-relevos da Cepparulo Porcelli e tapeçarias, as paredes decoradas pela paisagem napolitana mais importante.

Para celebrar o renascimento, o café foi rebatizado de "Gran Caffè Gambrinus" em nome do rei lendário de Flandres inventor da cerveja. A intenção é fundir duas das bebidas mais populares do imaginário da Europa: loira cerveja, nórdico e frio, ao café, escuro, quente, o prazer napolitana típica.

Inaugurado oficialmente em 3 de novembro de 1890, o Gran Caffè Gambrinus imediatamente se tornou o centro da vida social, cultural e literária da cidade: reis, rainhas, políticos, jornalistas, escritores e artistas de renome internacional tornam o local para conhecer, discutir e escrever maneiras, como na melhor tradição europeia de café literário. 

Tão popular se tornam os encontros no café, que a cada sala é dado um nome de uma discussão ou tema dos encontros, como: a sala de política, a sala de vida, sala de rodada...

O Gran Caffè Gambrinus próspera até 1938, quando o prefeito o fecha porque ser considerado um local de encontro anti-fascista. Felizmente o Banco di Napoli intervem, evitando assim muitas obras de arte fossem destruidas.

No início dos anos 70, Michael Sergio começa a batalha para recuperar o Café situado no coração de Nápoles. Graças ao trabalho minucioso de restauração do estuque velho e recuperação dos afrescos, o Gran Caffè Gambrinus renascer em um novo esplendor.

A batalha está ganha, Nápoles recupera a sua história. 

Restaurado à sua glória original, o Gran Caffè Gambrinus retorna ao coração e a sala de estar elegante da cidade. 

Hoje, o trabalho de desenvolvimento iniciado por Michael Sergio exercida por seus filhos, Antonio Sergio Arturo e que ainda são a única grande café histórico literário na cidade de Nápoles.


CURIOSIDADE
O café é hoje uma necessidade para qualquer visita à cidade: não há um único viajante que chegou a Nápoles, decide não fazer parada no Gran Caffè Gambrinus. 

Na verdade, desde a Belle Epoque em, em salões dourados de tomar café transforma as pessoas famosas de cada país internacionalmente aclamados escritores como Oscar Wilde, Ernest Hemingway, Jean Paul Sartre, os expoentes mais famosos da música e do teatro napolitano como Ernesto Murolo, Eduardo Scarpetta, Toto, os irmãos De Filippo.

Para quem quiser espiar, abaixo videozinho em que o Café aparece em um filme italiano!



CONTATO
Gran Caffè Gambrinus
Piazza Trieste e Trento
80132 Napoli, Itália
Tel. + 39 081 417582


Nenhum comentário:

Postar um comentário