sexta-feira, 30 de março de 2012

O Ritual do Café

 Caros Coffee Lovers,

A vida é mesmo cheia de surpresas... Estava pensando sobre o que eu deveria publicar no blog nesta sexta-feira; Foi então que me deparei com o seguinte poema abaixo... PS: Não é surpresa que ele fale de Café (claro), mas a surpresa foi que a autora chama-se Ilona Bastos (QUASE meu nome e o MESMO sobrenome), ela nasceu em São Paulo e hoje mora em Lisboa e escreveu este poema NO DIA do meu aniversário! Bom, tinha que compartilhar com Vocês!!

Espero que gostem, boa leitura e bom final de semana!

O ritual do café

por Ilona Bastos

Estampa-se o sol em delicados raios
Sobre o mármore branco e liso da cozinha.
Suavemente me debruço e uma porta abro,
Recolho a chávena fina e o florido prato.

Ergo o meu braço e num voo livre,
No gesto de um armário desvendar,
Recolho o nobre pó de inebriante aroma.

Alongo a mão que a gaveta encontra,
E dela escolho, enfim, a colher mais bela,
Brilhante, pequena, com terno recorte.

Tudo coloco em ordem e harmonia:
O prato tranquilo e a expectante chávena,
Nesta, o torrado grão moído, de castanho intenso.
No açúcar rico, centro o meu cuidado,
A montanha branca transportando, pura,
Em bojuda prata que doce se inclina.
E luzem cristais em cascata linda!

Depois, a água borbulhante, quente,
A mistura inunda, dissolvendo-a
Em espirais de espuma que a colher adorna.

Café! Café! Precioso encanto!
 
Em dégagé devant te cumprimento,
Os meus braços lanço em acolhimento grato.
Da janela aberta me acerco então.
Tão bela é a vista que o Outono pinta no jardim!
Castanho da terra e verde das plantas unem-se
À água que brilha em bebedouro antigo.
Aspiro, feliz, da manhã tranquila, o seu odor
A quente café e à relva orvalhada.

Olho o céu e sorvo um gole, outro e outro.
E assim me quedo, por instantes longos.
Entre o prazer forte do café e a doçura da manhã
Mais um dia de vida se inicia!

Lisboa, 24 de Outubro de 2004

2 comentários:

  1. Boa noite, Ilana, Gostei muito do seu blogue e fiquei feliz por nele ter colocado o "Ritual do Café". Achei imensa graça a tantas coincidências. Mais outra: também faço anos em Outubro, no dia 29. Portanto, somos ambas escorpião, não é verdade? Bom, e sou fã de café, como dá para entender... Para si e para a sua irmã um abraço de Portugal :)

    ResponderExcluir
  2. Ilona, mais uma escorpião no mundo! Que bom gostou do nosso Blog, sempre postamos novidades para aqueles, como nós, são "Coffee Lovers" e adorei encontrar o seu "Ritual do Café" - lindo poema!

    Um Grande abraço!

    Ilana

    ResponderExcluir