quarta-feira, 23 de novembro de 2011

1º Reunião de Trabalho IWCA BRASIL - MULHERES DO CAFÉ!

É com imenso prazer e orgulho que publico sobre a nossa 1ª  Reunião de Trabalho da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA – Brasil) que acontecerá nos dias 25 e 26 de Novembro em Belo Horizonte .
Este primeiro encontro será presidido por Josiane Cotrim (nossa presidente) e um dos objetivos será a criação do comitê do IWCA. 

Desta vez o Café Helena será representado por mim Ilana e eu não vejo a hora de reencontrar essas mulheres guerreiras e queridas e começar a colocar em prática o que decidimos em nossa Carta de Intenções para criação da OSCIP - MULHERES DO CAFÉ. 
 
ISSO É SÓ O COMEÇO, AGUARDEM!
Para saber mais sobre a IWCA segue um resuminho sobre nosso 1º encontro...
Nos dias 7 e 8 de Outubro (e nós do CAFÉ HELENA, orgulhosamente, estávamos lá!) cerca de 60 mulheres entre cafeicultoras, industriais, baristas e amantes do café de diferentes regiões do país estiveram reunidas durante o 6º Espaço Café Brasil com o objetivo de delinear um plano para criação  da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA em inglês) no país.
  
A IWCA foi criada em 2003 quando um grupo de norte-americanas da indústria do café visitou a Nicarágua, país produtor de café. 

O Brasil, maior produtor do mundo e segundo maior consumidor, não poderia deixar de participar dessa organização que defende o fortalecimento da mulher em todo o setor da cafeicultura, do grão à xícara, através do treinamento e do intercâmbio de informação unindo produtores aos países consumidores.  

Para “abrir este Capítulo” essas Mulheres se uniram para fazer história e desta união culminou a assinatura de uma carta de intenções que oficializa a criação da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA – Brasil). 

Na ocasião, as participantes receberam o primeiro nível do treinamento de “cupping”, isto com o intuito de servir de modelo a ser repetido pelas participantes nas suas respectivas regiões.   

Vale dizer que o café é produzido em mais de 60 países. Em todos esses países as mulheres cumprem um papel fundamental na produção de café. Nas propriedades familiares, onde se produz grande parte do café no mundo, a contribuição da mulher é vital. Porém o controle sobre o produto da colheita é escasso e as estruturas do setor cafeeiro quase nunca tomam medidas que favoreçam os interesses da mulher.

Portanto, queridos Coffee Lovers, convidamos Vocês a conhecer a IWCA-Brasil e participar conosco desta nova fase da Cafeilcutura Brasileira!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário