terça-feira, 8 de novembro de 2011

Majestic Café - Porto

Adoradores de Café!

Esse "Café pelo Mundo"é em homenagem as raízes portuguesas de todos os Brasileiros! Inclusive a nossa, Família Monteiro!

Quem for para Porto, em Portugal, já sabe, o nome é MAJESTIC CAFÉ! Considerada a sexta melhor Cafeteria do mundo, segundo a UCity Guides.

Esperamos que apreciem!

Fachada Principal

UM POUCO DE HISTÓRIA
Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de "Elite", o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. 

Um dos que estiveram presente na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.

No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic, sugerindo o chic parisiense, mais de encontro à clientela que pretendia atrair, e tão apreciado na época.

Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.

Interior Majestic
Hoje em dia continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros, realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.

ESTILO
O Café Majestic foi idealizado pelo arquitecto João Queirós, inspirada na obra do mestre Marques da Silva, permanece ainda hoje como um dos mais belos e representativos exemplares de Arte Nova na cidade do Porto. 

A imponente fachada em mármore, adornada com aspectos vegetalistas de formas sinuosas, reflecte o bom estilo decorativista da altura. Um trio de elegantes colunas marca a frente, limitada por uma secção rectangular, rasgada em vidro. No topo um frontão coroa a composição com as iniciais do Majestic. Preste atenção nas duas representações de crianças que, divertidas, convidam o transeunte a entrar.


Exterior do Majestic ao entardecer
CURIOSIDADE
Na biografia de J.K. Rowling escrita por Sean Smith, refere-se que a escritora passava muito tempo no Café Majestic a trabalhar no primeiro livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (apesar da escritora ter saído do Porto em 1994 e o livro apenas ter sido publicado em 1997).

CONTATO
Majestic Café
112, avenue Santa Catarina 4000-442, 4760 Porto, Portugal  
Tel. +351 222 003 887 
www.cafemajestic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário