quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


Queridos Coffee Lovers:

Hoje é O Dia Internacional da Mulher, e nada mais justo do que fazer uma homenagem a nós mulheres!

Celebrado no dia 8 de março, este dia tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

O Café Helena tem como filosofia “O Toque Feminino na Tradição”, isso significa que quando a marca foi fundada pela proprietária Maria Helena Monteiro, que deixou para trás uma carreira bem sucedida em São Paulo para correr atrás de seu sonho e começar do zero em uma plantação de Café, ela voltou-se para as suas raízes no interior de São Paulo e colocou a “mão na terra” (literalmente!).  

As dificuldades que ela encontrou no caminho foram inúmeras – Da falta de mão-de-obra, preconceitos, a saudade da família que permaneceu na capital... Mas ela não desistiu e continuo sua luta, se deparou com poucas mulheres no campo e decidiu reverter à situação e empregar mais mulheres e com essa ideia de não deixar de lado a “Feminilidade”, a “Mãe”, a “Mulher” criou o slogan “O Toque Feminino na Tradição” que seria uma homenagem a sua própria história e a de todas as mulheres que diariamente se dedicam em conquistar o seu espaço e fazer um belo trabalho!

Com sua história de sucesso Maria Helena ganhou prêmios Nacionais e Internacionais, foi reconhecida por seu trabalho e hoje além de estar à frente no comando do Café Helena ainda arruma tempo para fazer palestras de motivação as mulheres e empreendedores, cuidar de sua família, ser presidente de associação/sindicato... Sempre voltada a ajudar e inspirar outras mulheres na conquista de seus sonhos, inclusive foi assim dentro de sua própria casa...




Assistindo de camarote, suas filhas decidiram embarcar no Trem “Espresso” rumo ao Café Helena e com isso a tradição de café que começou com o nosso Bisavô não se perdeu e hoje somos a 4ª geração na lida de Café, sendo nós, as filhas, a 2ª Geração de Mulheres!



Seguindo os passos de Mamãe e indo de encontro às oportunidades, hoje fazemos parte do Boarding da IWCA Brasil que foi fundada em 2003 por duas visionárias norte-americanas, a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla em inglês) foi resultado de um encontro entre duas mulheres da indústria do café com as mulheres no mundo produtor. Tem como objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres localizadas em todas as fases da cadeia produtiva do café, promovendo o acesso a recursos e a capacitação. 

Em outubro de 2011 foi assinada a Carta de Intenção que formaliza a Aliança no Brasil (nós estávamos lá!). As Mulheres do Café no Brasil estão se organizando em torno da proposta de empoderamento feminino na cadeia de cafeicultura!

 
Também fazemos parte da Business Professional Women (BPW), que é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos. Ela foi fundada, em 1930 em Genebra na Suíça, no Brasil como Federação a organização foi implantada em 1987, a BPW Brasil tem como Missão: “Agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando seu desenvolvimento pleno nas esferas de poder público e de mercado.”



Portanto, hoje é uma homenagem a nós MULHERES do Brasil e do Mundo, que buscamos e lutamos diariamente por igualdade e respeito, nossa luta começou há muito tempo atrás com nossas amigas russas, mas ainda esta longe de acabar... Por isso, força e determinação fazem parte da reflexão do dia, fazer um mundo melhor no HOJE com o intuito de semear um FUTURO igualitário para as gerações vindouras.







Feliz dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário