sexta-feira, 30 de março de 2012

O Ritual do Café

 Caros Coffee Lovers,

A vida é mesmo cheia de surpresas... Estava pensando sobre o que eu deveria publicar no blog nesta sexta-feira; Foi então que me deparei com o seguinte poema abaixo... PS: Não é surpresa que ele fale de Café (claro), mas a surpresa foi que a autora chama-se Ilona Bastos (QUASE meu nome e o MESMO sobrenome), ela nasceu em São Paulo e hoje mora em Lisboa e escreveu este poema NO DIA do meu aniversário! Bom, tinha que compartilhar com Vocês!!

Espero que gostem, boa leitura e bom final de semana!

O ritual do café

por Ilona Bastos

Estampa-se o sol em delicados raios
Sobre o mármore branco e liso da cozinha.
Suavemente me debruço e uma porta abro,
Recolho a chávena fina e o florido prato.

Ergo o meu braço e num voo livre,
No gesto de um armário desvendar,
Recolho o nobre pó de inebriante aroma.

Alongo a mão que a gaveta encontra,
E dela escolho, enfim, a colher mais bela,
Brilhante, pequena, com terno recorte.

Tudo coloco em ordem e harmonia:
O prato tranquilo e a expectante chávena,
Nesta, o torrado grão moído, de castanho intenso.
No açúcar rico, centro o meu cuidado,
A montanha branca transportando, pura,
Em bojuda prata que doce se inclina.
E luzem cristais em cascata linda!

Depois, a água borbulhante, quente,
A mistura inunda, dissolvendo-a
Em espirais de espuma que a colher adorna.

Café! Café! Precioso encanto!
 
Em dégagé devant te cumprimento,
Os meus braços lanço em acolhimento grato.
Da janela aberta me acerco então.
Tão bela é a vista que o Outono pinta no jardim!
Castanho da terra e verde das plantas unem-se
À água que brilha em bebedouro antigo.
Aspiro, feliz, da manhã tranquila, o seu odor
A quente café e à relva orvalhada.

Olho o céu e sorvo um gole, outro e outro.
E assim me quedo, por instantes longos.
Entre o prazer forte do café e a doçura da manhã
Mais um dia de vida se inicia!

Lisboa, 24 de Outubro de 2004

terça-feira, 27 de março de 2012

RECEITA DA SEMANA: Café Romano

*Ingredientes
1 xícara (chá) de Café
1 xícara (chá) de leite
meia xícara (chá) de leite condensado
meia colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
2 colheres (sopa) de chocolate amargo ralado
1 anis estrelado
2 colheres (sopa) de creme de leite


*Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o café, o leite, o leite condensado, a canela, o cravo-da-índia, o chocolate amargo e a anis estrelado.


Leve ao fogo até quase ferver. Desligue, distribua nas xícaras e coloque o creme de leite sobre a bebida. Sirva a seguir.

*Rendimento: 2 porção

*by Almanaque Culinário
http://www.almanaqueculinario.com.br

RECEITA DA SEMANA: Café Amaro

*Ingredientes
100g (15 tabletinhos) de chocolate LACTA AMARO picado
2 xícaras (chá) de leite
1/2 colher (sobremesa) de açúca
03 colheres (sopa) de creme de leite
150ml de café recém coado
Canela em pó a gosto
 

*Modo de Preparo
Ferva o leite, adicione o chocolate LACTA AMARO picado e o açúcar, mexa até derreter o chocolate
Junte o café e mexa bem.

Retire do fogo, acrescente a canela, o creme de leite e bata no liquidificador até ficar espumoso. Sirva em seguida.

*Rendimento: 1 porção

*by Almanaque Culinário 

www.almanaqueculinario.com.br

sexta-feira, 23 de março de 2012

Almoço na Fazenda Monte Alto



Josiane Cotrim (ao centro) participou de almoço oferecido pela Maria Helena Monteiro na Fazenda Monte Alto (produtora do Café Helena).

O prato oferecido foi bisteca, mandioca, tuto de feijão tudo à moda da Raquel, cozinheira de primeiríssima qualidade!




Foi um lindo domingo ao lado dos novos amigos, aonde não faltou papo sobre CAFÉ e os novos planos para a IWCA e a Cafeicultura Brasileira.

 



 
O "tour" incluiu uma visita rápida a torrefação do Café Helena e a intenção de unir cada vez mais as mulheres do café.











quarta-feira, 21 de março de 2012

Caffe Florian - Veneza

Apreciadores!

O Café pelo Mundo de hoje, é a segunda melhor cafeteria do mundo, segundo a UCity Guides e ainda por cima o Café mais antigo da Itália!

Sendo assim, fica a dica, quem for para Veneza não deixe de visitar o CAFFE FLORIAN, e plsss nos mandem fotos e comentários!

Abraços!



HISTÓRIA
O Café em Veneza, começou a ser vendido comercialmente em 1638, e casas de café logo surgiram em torno da cidade. O Florian abriu com dois quartos mobilados de forma simples em 29 de dezembro de 1720 como Caffè alla Venezia trionfante (o Café da Veneza Triunfante), mas logo se tornou conhecido como Caffè Florian, por causa de seu proprietário original Floriano Francesconi. 

A atmosfera elegante atraiu muitos dos notáveis ​​da época, incluindo o dramaturgo Carlo Goldoni , Goethe e Casanova , que eram, sem dúvida, atraídos pelo fato de que Caffè Florian era a única casa de café se admitia mulheres, e, mais tarde Lord Byron , Marcel Proust , e Charles Dickens foram também visitantes freqüentes. Foi um dos poucos lugares onde Gasparo Gozzi é cedo jornal Gazzetta Veneta podiam ser comprados, e se tornou um local de encontro para pessoas de diferentes classes sociais. Em meados do século 18 o Florian expandido para quatro quartos.

Valentino Francesconi, o neto de Floriano Francesconi, assumiu o negócio no início do século 19, e passou para seu filho Antonio, mas em 1858, o estabelecimento passou para as mãos de Vicenzo Porta , Pardelli Giovanni e Pietro Baccanello, e estava precisando de restauração. Lodovico Cadorin foi contratado para realizar trabalhos de restauração e redecorar o interior. 


ESTILO
Os interiores dos quartos foram redecorados em esplendor opulento e rebaptizado com os nomes pelos quais são conhecidos ainda hoje. A Sala degli Uomini Illustri (Hall dos Homens Ilustres) apresentou pinturas de Giulio Carlini de 10 venezianos notável: Goldoni, Marco Polo , Ticiano , Francesco Morosini , Pietro Orseolo , Andrea Palladio , Benedetto Marcello , Paolo Sarpi , Vettor Pisani e Enrico Dandolo.

Na Sala del Senato (Senado Hall) as paredes estão decoradas com painéis que retratam cenas dos mundos das artes e das ciências pela Casa com o tema "Progresso e Civilização instruindo as Nações". 

O Cinese Sala (chinês Hall) e Sala Oriental (Oriental Hall) vão buscar inspiração a partir do Extremo Oriente, com pinturas de amantes e mulheres seminuas exóticas pintadas por Pascuti. 

A Sala delle Stagioni (Hall das estações) ou Venda degli Specchi (Hall of Mirrors), foi decorado por Rota com as figuras de mulheres que representam as quatro estações do ano. A Sala Liberdade que foi adicionado no início do século 20 é decorado com espelhos pintados à mão e madeira sumptuoso lambris .

ARTE
Desde 1893, Florian se tornou o lar do Internazionale d'Arte Contemporanea Esposizione (Exposição Internacional de Arte Contemporânea), um display em constante mudança do trabalho dos artistas do tempo, hoje conhecida como a Bienal de Veneza. 

Os quartos do Florian foram decorados com as obras de artistas, escultores, fotógrafos e ilustradores. Em 2003, Irene Andessner adicionou Le Donne Illustri (As Mulheres Ilustres), dez retratos de mulheres notáveis ​​de Veneza, para o Hall dos Homens Ilustres. 

Muitas das obras de arte fazem parte da colecção privada do Florian e estão emprestados a museus de arte ao redor do mundo.


CURIOSIDADE
Famosa por sua rica história como uma encruzilhada de arte, cultura, política e entretenimento, hoje o Florian também é conhecida por seus produtos de marcas elegantes: café, chás, chocolates , biscoitos, porcelanas e objetos de design. 

O Gourmet Florian, Lifestyle, Design e coleções estão disponíveis para venda em lojas de marcas exclusivas e on-line em www.caffeflorian.com



CONTATO
Caffè Florian
Piazza San Marco, Venezia Italy
+39 041 520 5641       ‎
www.caffeflorian.com

terça-feira, 20 de março de 2012

RECEITA DA SEMANA: Café Indiano

*Ingredientes
 4 colheres de café moído
4 colheres de melaço
4 colheradas de rum
1 colherzinha de maizena
4 colheradas de leite de coco

*Modo de Preparo
Prepare um grande café e adoçado com melaço. Coloque o rum. Misture a maisena com o leite de coco e cozinhe até que fique espesso. Coloque o creme em quatro xícaras e derrame em cima o café quente.

*Rendimento: 4 porções

sexta-feira, 16 de março de 2012

Visita Josiane Cotrim - Fazenda Monte Alto

Queridos Coffee Lovers,

Nesse final de semana dia 18/03/2012 estaremos recebendo na Fazenda Monte Alto (produção do Café Helena) nossa querida Presidente da IWCA Brasil - Josiane Cotrim.

Para aqueles que ainda não sabem a IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café) tem como objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres localizadas em todas as fases da cadeia produtiva do café, promovendo o acesso a recursos e a capacitação. Em Outubro de 2011 foi assinada a Carta de Intenção que formaliza a Aliança no Brasil e a Josiane foi a idealizadora deste projeto, unindo as mulheres da cafeicultura e sendo eleita a nossa primeira Presidente!

Portanto, aguardem o próximo post que iremos contar tudo sobre essa visita!

Bom final de semana!

quinta-feira, 15 de março de 2012

MugMouse - Mais uma invenção!

Olá Caros Leitores!

Os computadores nos ajudam muito e vieram para ficar... Milhares de pessoas trabalham com computadores e cada vez mais a demanda por trabalhos concluídos é mais rápida e mais exigente, certo?

Hoje em dia quem não vive na correria?

Pensando nisso, foi criado o MugMouse, que é um mouse junto com uma xícara de café, conectado ao computador por cabo USB. A empresa por trás da invenção tinha uma ideia: porque não diminuirmos o nosso ritmo diário? A solução vem acompanhada com a sua bebida preferida. Ao usar um mouse em formato de caneca, você obrigatoriamente terá que manipular o ponteiro do seu computador em uma velocidade menor, evitando, assim, que a bebida seja derramada pela mesa!!


E Você, acha que a "moda" pega?

terça-feira, 13 de março de 2012

Esse Café é uma 'Merda"?!?!

Olá Coffee Lovers!

Que nunca pensou, disse ou teve vontade de dizer, ao tomar aquele cafezinho ruinzinho: -Esse Café é um merda!

Pois é, está na hora de repensarmos nosso linguajar, primeiro porque falar palavrões é feio (hehehe), e segundo porque o café mais caro do mundo literalmente é "uma merda"!

Kopi Luwak é um café produzido com grãos extraídos das fezes de um animal local do arquipélago da Indonésia, o Luwak, daí vem o nome do café: Kopi Luwak (kopi significa café, em bahasa).

Este animal, que baseia a sua dieta em frutos, pequenos mamíferos e insetos, come apenas os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.

É justamente essa “produção” limitada de grãos (menos de 230 Kg/Ano) o motivo da sua raridade e, conseqüentemente, do preço alto, cerca de mil dólares o Kilo/Grão – é o café mais caro do mundo, segundo a revista Forbes.




 É vendido principalmente para o Japão, na Europa e nos Estados Unidos. Uma xícara de café preparado com Kopi Luwak pode custar 50 libras esterlinas no Reino Unido.

Seu sabor é descrito como "uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns". Inigualável, garantem os apreciadores. Será??

segunda-feira, 12 de março de 2012

RECEITA DA SEMANA: Nice Iced Coffee

*Ingredientes
2 xícaras (café) de café coado ou 2 cafés expressos curtos
2 colheres (chá) de acúcar
Raspas de casca de limão siciliano a gosto

*Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e chacoalhe.

*Rendimento: 1 copo

* By Receita do Nice Cup - Folha de São Paulo Março 2010

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


Queridos Coffee Lovers:

Hoje é O Dia Internacional da Mulher, e nada mais justo do que fazer uma homenagem a nós mulheres!

Celebrado no dia 8 de março, este dia tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

O Café Helena tem como filosofia “O Toque Feminino na Tradição”, isso significa que quando a marca foi fundada pela proprietária Maria Helena Monteiro, que deixou para trás uma carreira bem sucedida em São Paulo para correr atrás de seu sonho e começar do zero em uma plantação de Café, ela voltou-se para as suas raízes no interior de São Paulo e colocou a “mão na terra” (literalmente!).  

As dificuldades que ela encontrou no caminho foram inúmeras – Da falta de mão-de-obra, preconceitos, a saudade da família que permaneceu na capital... Mas ela não desistiu e continuo sua luta, se deparou com poucas mulheres no campo e decidiu reverter à situação e empregar mais mulheres e com essa ideia de não deixar de lado a “Feminilidade”, a “Mãe”, a “Mulher” criou o slogan “O Toque Feminino na Tradição” que seria uma homenagem a sua própria história e a de todas as mulheres que diariamente se dedicam em conquistar o seu espaço e fazer um belo trabalho!

Com sua história de sucesso Maria Helena ganhou prêmios Nacionais e Internacionais, foi reconhecida por seu trabalho e hoje além de estar à frente no comando do Café Helena ainda arruma tempo para fazer palestras de motivação as mulheres e empreendedores, cuidar de sua família, ser presidente de associação/sindicato... Sempre voltada a ajudar e inspirar outras mulheres na conquista de seus sonhos, inclusive foi assim dentro de sua própria casa...




Assistindo de camarote, suas filhas decidiram embarcar no Trem “Espresso” rumo ao Café Helena e com isso a tradição de café que começou com o nosso Bisavô não se perdeu e hoje somos a 4ª geração na lida de Café, sendo nós, as filhas, a 2ª Geração de Mulheres!



Seguindo os passos de Mamãe e indo de encontro às oportunidades, hoje fazemos parte do Boarding da IWCA Brasil que foi fundada em 2003 por duas visionárias norte-americanas, a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla em inglês) foi resultado de um encontro entre duas mulheres da indústria do café com as mulheres no mundo produtor. Tem como objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres localizadas em todas as fases da cadeia produtiva do café, promovendo o acesso a recursos e a capacitação. 

Em outubro de 2011 foi assinada a Carta de Intenção que formaliza a Aliança no Brasil (nós estávamos lá!). As Mulheres do Café no Brasil estão se organizando em torno da proposta de empoderamento feminino na cadeia de cafeicultura!

 
Também fazemos parte da Business Professional Women (BPW), que é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos. Ela foi fundada, em 1930 em Genebra na Suíça, no Brasil como Federação a organização foi implantada em 1987, a BPW Brasil tem como Missão: “Agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando seu desenvolvimento pleno nas esferas de poder público e de mercado.”



Portanto, hoje é uma homenagem a nós MULHERES do Brasil e do Mundo, que buscamos e lutamos diariamente por igualdade e respeito, nossa luta começou há muito tempo atrás com nossas amigas russas, mas ainda esta longe de acabar... Por isso, força e determinação fazem parte da reflexão do dia, fazer um mundo melhor no HOJE com o intuito de semear um FUTURO igualitário para as gerações vindouras.







Feliz dia Internacional da Mulher!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Café e Protetor Solar



O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) descobriu que uma substância extraída do café – o caveol – é capaz de bloquear os raios ultravioleta. O resultado da pesquisa é inédito e mostra que esta substância, devido à sua propriedade, pode ser utilizada na formulação de protetores solar e também produtos indicados para a proteção de equipamentos expostos a este tipo de radiação.



A pesquisa com o caveol já está concluída, mas necessita de parcerias para chegar até o consumidor e, segundo Nilson Borlina Maia, pesquisador do IAC, seu uso na proteção contra raios ultravioleta é apenas uma das pesquisas desenvolvidas pelo instituto nesta área e afirma também que o potencial do café está muito longe de ser esgotado.

Fonte: Globo Rural

terça-feira, 6 de março de 2012

As Formas de Consumo do Café no Mundo



Olá Coffee Lovers!

Li essa matéria hoje e achei bem interessante, impressionante como cada país incorpora o café do dia a dia as suas tradições!

Leiam e comparem, e para os mais viciados, TESTEM EM CASA!

Abraços,

Amanda




As Formas de Consumo do Café no Mundo


Que o café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta todos sabem. Contudo, as formas de consumo do produto são tão diversas, que podem fazer com que o tomador mais desavisado tenha grandes surpresas. Veja como o café é consumido em alguns lugares do mundo:


França: o produto, na maioria das vezes, é bebido juntamente com chicória.

Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.

Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.

Itália: o café expresso preto é servido em xícaras pequenas, acompanhadas de tiras de limão.

Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.

Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.

Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades.

O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.


Fonte Site: http://www.coffeebreak.com.br

segunda-feira, 5 de março de 2012

RECEITA DA SEMANA: Coffee Shake de Goiabada

 *Ingredientes
2 colheres (sopa) de cream cheese light
4 e 1/2 colheres (sopa) de goiabada cascão light
1 colher (sopa) de café coado bem forte
30ml de leite de soja light
3 a 4 pedras de gelo

*Modo de Preparo
No liquidificador bata o gelo e reserve.
Bata o café com o cream cheese, a goiabada e o leite de soja até formar uma espuma cremosa.
Coloque o gelo e a espuma numa coqueleteira e misture bastante.

*Rendimento: um copo (100ml)

* by Receita do II Barista, Folha de SP Março 2010